A vencer desde 1893

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Nosso Mercado de Inverno


      Quatro saídas a título de empréstimo, três entradas no plantel. É este o resumo geral daquilo que se passou no Dragão neste mercado de inverno de 2012. Vamos então analisar caso a caso.

Fucile / Danilo

      Não vamos outra vez falar deste negócio estranho que acabou com uma "dádiva" do Porto ao Santos do melhor lateral direito do Mundial 2010 para desbloquear um jogador que custou quase 18 Milhões. Fucile sai assim do Dragão, ainda que por empréstimo, de uma forma injusta e pela porta pequena.Chegou em 2006 ao clube, e com a camisola do Porto conquistou onze títulos em 5 anos. Era o segundo jogador com mais tempo de casa, apenas superado por Helton. "Gostaria de ter ficado aqui para sempre", disse na hora da despedida. Nós portistas dissemos: Obrigado por tudo! Uma vez que dificilmente Fucile voltará a vestir uma camisola com a qual venceu quatro campeonatos nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças e uma Liga Europa. Tem contrato até 2014 e no Verão, pode ser vendido pelo FC Porto.

      Danilo é um jogador que só pelo que custou ao clube se percebe as espectativas que recaem sobre ele. Trabalha com o grupo à quase um mês mas de forma incompreensível, Vitor Pereira teima em não lhe dar a titularidade, preferindo apostar em jogadores como Maicon na direita ou Souza no meio-campo, com resultados que estão à vista de todos. Ainda assim, Danilo é um jogador que faz sonhar os adeptos e que tem tudo para vingar de dragão ao peito, assim lhe deêm oportunidade para isso...

Walter

      Chegou no verão de 2010 e custou  6 milhões de euros por 75 por cento do passe, assinando até 2015. Foi agora emprestado ao Cruzeiro, num acordo de cedência válido até ao final de 2012. Na hora de ser apresentado no Cruzeiro, o bigorna descreveu bem aquilo que foram os 18 meses com a camisola 18 do Porto. «No Porto estive bem, mas tive um problema com a minha filha. Ela nasceu prematura e essa situação atrapalhou a minha concentração. Vi que não dava para ficar lá mais, então pedi que me emprestassem», referiu Walter.
      «Se olhar minha média, sempre que joguei eu marquei golos. Tive azar, pois o outro avançado era o Falcao, o melhor atacante do campeonato português. Isso complicou a minha situação.».
      Para terminar disse ainda que «Nunca entendi, sinceramente. O Kléber não é melhor do que eu, é um atacante do meu nível. O Falcao está acima de todos nós, foi o melhor ponta-de-lança que eu já vi. Ser suplente dele era um orgulho. Agora do Kléber... ele é como eu. Bom jogador como eu sou.». E provavelmente, tem toda a razão.

Guarín

      O Inter aproveitou o desconto de 50% do Porto e o colombiano foi emprestado até ao final da temporada, tendo os nerazzurri ficado com opção de compra por 13,5 milhões de euros, já depois de ter desembolsado, no imediato, 1,5 milhões de euros pela cedência temporária de seis meses. Feitas as contas, o FC Porto poderá realizar um encaixe total de 15 milhões de euros (metade da cláusula de rescisão). Apesar de achar Guarín um bom jogador, não nos podemos esquecer que este é um bom negócio pois Guarín custou apenas um milhão ao FC Porto. Sai do Dragão com a sensação de dever cumprido, principalmente devido á grande época que fez o ano passado, onde foi um elemento fundamental para Villas Boas, numa época de sucesso onde ganhou tudo o que havia para ganhar. Nunca me vou esquecer do golo do outro mundo que marcás-te no Dragão frente ao Marítimo. E tu também não...

Belluschi

      É um dios piores negócios de sempre do Porto e a todos os títulos incompreensível. Ironia do destino, Belluschi chega ao Dragão em 2009 com a difícil tarefa de fazer esquecer Lucho e agora acontece precisamente o contrário. Chegou ao Porto vindo do Olympiakos por 5 Milhões de euros e tal como Guarín foi um jogador-chave no sucesso do Porto no ano passado. Sai do clube um dia depois de ser, provavelmente, o melhor jogador em campo no desastre de Barcelos. Belluschi foi emprestado ao Génova até 30 de Junho, ficando o clube italiano com opção de compra por 3,5 milhões de euros, que serão cinco se o clube se qualificar para a Liga Europa, ou seja, na melhor das hipóteses não dá lucro nenhum e pode mesmo dar prejuizo. Alguém entende ? Ainda para mais quando acredito que o antigo nº 7 do Porto ainda tinha muito para dar a este clube...

Janko

      Marc Janko foi oficalizado pelo FC Porto até 2015 (três anos e meio), num contrato cuja cláusula de rescisão fica cifrada em 20 milhões de euros. Surpreendente é o preço do jogador: apenas três milhões de euros, menos do que os cinco a sete milhões que a Imprensa holandesa havia ventilado no dia anterior e abaixo dos cinco milhões que o Twente pagou ao Red Bull Salzburgo em 2010. Chegou com vontade de mostrar serviço e de conquistar títulos. Esperamos que seja o ponta de lança que faz falta a esta equipa e claro, que marque muitos golos. Bem-vindo Mark.

Lucho

       E guardámos o melhor para o fim. Dois anos e meio depois, ei-lo de novo em casa. É um jogador que dispensa apresentações e que reune o consenso geral entre todos os adeptos portistas. Prova disso está na verdadeira loucura que se instalou nas redes sociais mal se soube da confirmação de que El Comandante estava de regresso. Não havia adepto nenhum que não quisésse congratular-se com o regresso do agora camisola 3 do Porto, que já é também um símbolo deste clube. É impossível a qualquer adepto do Porto não ficar com um sorriso nos lábios ao ver Lucho de novo no Dragão e estamos ansiosos para voltar a vibrar contigo e a aplaudir-te no nosso estádio ao som do teu cântico, com que foste presentiado logo à tua chegada. E não temos dúvidas nenhumas que com Lucho, este Porto é mais feliz. Bem-vindo Campeão e obrigado por estares de volta !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!