A vencer desde 1893

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Agora, que venha o 26º título de campeão


      A Liga Europa é passado e agora temos de nos focar no que é realmente essencial esta época, ou seja, a revalidação do título de campeão nacional, que será o vigésimo sexto da história do FCPorto.

      Não consegui perceber a frustação e as críticas à equipa depois do jogo de Manchester, que vi em muitos sítios da Internet. Estavam à espera de quê ? Não estava bom de perceber que a tarefa era quase impossível ? O que achei estranho foi ver o otimismo exagerado antes do jogo, naquilo que parecia ser uma tarefa simples de conseguir marcar no mínimo dois golos ao City e ainda por cima em Inglaterra, onde o Porto nunca venceu. Os jogadores foram dignos e honraram a camisola deste clube. Pessoalmente, não esperava mais do que isso e penso que os atletas estão de parabéns, apesar do resultado. Mais. Este jogo fez-me perceber que, com esta atitude, vamos conseguir festejar mais um campeonato, porque se o Porto mostrar este querer e esta garra nos restantes jogos do campeonato, então o 26º título de campeão está ali ao virar da esquina.

      É obvio que os erros são mais que muitos esta época, a começar por Pinto da Costa e pela SAD, passando pelo treinador e acabando em alguns jogadores. Sim é verdade... mas esta não é altura para esmiuçar todas estas falhas, porque há um campeonato para ganhar. E agora, é um campeonato que está apenas à distância de 11 vitórias nos próximos 11 jogos do campeonato.

      A derrota do Benfica em Guimarães foi um balão de oxigénio que não podia vir em melhor altura, uma vez que o clássico está aí à porta. E é diferente ir jogar à Luz pelo primeiro lugar do que para reduzir a diferença pontual para 2 pontos. Ou melhor ainda. O Porto tem neste momento a hipótese em aberto de ir jogar o próximo jogo fora, como líder do campeonato, em caso de derrota do Benfica em Coimbra. Não me parece, mas é uma hipótese em aberto. Isto, claro está, partindo do principio que vencemos o Feirense no Dragão. E nem outra coisa me passa pela cabeça...

      O Benfica, esperto e cheio de medo, já começou a preparar este clássico com antecedência logo na forma como aproveitou e jogou com um regulamento completamente absurdo, que permite um jogo numa sexta-feira, 48 horas depois dos jogos das selecções, onde o Porto tem mais jogadores que o Benfica. E estamos só a falar de um jogo que pode muito bem definir o próximo campeão nacional. Ridículo, no mínimo. Feitas as contas o Porto "perde" 6 titulares ( Sapunaru, Rolando, Moutinho, James, Hulk e Janko ) enquanto que o Benfica "perde" apenas 3 ( Luisão, Maxi e Witsel ). Isto já para não falar de Varela, Defour, Alex Sandro e "Cebola" Rodriguez.

      Seja como for, só a vitória interessa e não podemos arranjar desculpas. O que não tem remédio, remediado está. O Porto tem que entrar na Luz com o único pensamento na vitória, apesar de todas estas condicionantes. E uma coisa é certa. Todos os benfiquistas esperavam receber o campeão nacional com uma almofada de 5 pontos e agora veêm a sua equipa entrar em Coimbra com a possibilidade de ver o Porto chegar à Luz na liderança.

      E se há uma altura em que temos de ser Porto, essa altura chegou ! This is it. É agora que juntos, temos de mostrar quem é o campeão ! Força Porto !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!