A vencer desde 1893

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Acordem p'rá vida !


      Em primeiro lugar devo dizer que não gostei nada do que vi hoje. É bom que a equipa comece a perceber que este é o tipo de jogos que pode decidir um campeonato e que uma equipa que quer ser campeã não pode dar nada como adquirido seja com que adversário for e que tem de jogar nos limites, pelo menos até poder fazer uma gestão do jogo. Dito isto, a primeira parte do encontro é, portanto, um exemplo daquilo que o Porto não se pode dar ao luxo de fazer. O que vimos nos primeiros 45 minutos deste jogo é algo que não queremos voltar a ver esta época. É que não teve ponta por onde se lhe pegasse. E o que preocupa mais, é que esta estória de dar 45 minutos de avanço ao adversário já não é a primeira, nem segunda, nem sequer terceira vez que acontece esta época, nomeadamente em jogos no Dragão. Abram a pestana, se faz favor.

      Apesar de tudo, foi uma segunda parte bem diferente do Porto e é um jogo em que emerge outra vez um "suplente" de Vitor Pereira - James Rodriguez, pois claro. Foi mais uma vez decisivo. Faz o passe que dá origem ao penalti e consequente expulsão de um jogador do Feirense, faz uma assistência perfeita para Maicon fazer o 1-0, num grande cabeceamento e está na génese do 2-0 final. Mais uma vez, o jovem colombiano foi a figura do jogo e provou mais uma vez que o incrível veste a camisola 19 e não a 12. É que Hulk está em baixo de forma e este é um momento que parece arrastar-se jogo atrás de jogo. Hoje, nem conseguiu acertar na baliza, num livre a 9 metros desta. Olha que é obra. De menos mau, fica a primeira parte onde foi o único elemento que tentou contrariar a postura apática e sem chama da equipa...

      Vitor Pereira disse que James ainda chega a tempo do clássico de sexta-feira na Luz, mas que ainda não é certo que o convoque. Espero bem que chegue em condições de ser, pelo menos, um suplente ao nível do jogo de hoje. Espero eu, e todos os portistas...

      Chegamos à Luz na liderança do campeonato. E esta, hein? Andou o Benfica a antecipar o jogo para sexta a pensar que recebia o Porto com uma almofada de 5 pontos e agora estão a tremer de medo, porque toda a época passada está bem presente nas suas memórias recentes. E em caso de vitória, o Porto fica com a hipótese de poder perder um jogo e ainda assim ser campeão. Mas para isso, é preciso jogar à Porto rapazes, que isto hoje não foi nada...

2 comentários:

  1. Boas,

    Sobre o jogo ha duas partes distintas, na primeira o Porto esteve lento, passes lateralizados, poucas desmarcações fundamentalmente pouca movimentação. Na segunda parte o FCP surgiu com uma atitude completamente diferente, começou a pressionar mais alto, alternou as desmarcações laterais com boas movimentações pelo centro do terreno que deram frutos em dois golos que podiam ter sido mais.
    Agora só temos que ir ganhar á luz ... fácil !!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Ontem poderíamos ter deitado tudo a perder na primeira parte, não pelo jogo produzido pelo Feirense, mas sim pela ansiedade e falta de sorte na finalização.

    Entramos muito ansiosos, sem criatividade, e com o Feirense a defender e a trocar bem a bola, gerou-se a impaciência dentro e fora de campo.

    Apesar da má primeira parte, a figura da noite por parte dos forasteiros Paulo Lopes negou nos a vantagem mínima ao intervalo.

    Não se compreende o porquê de VP não colocar James de início.
    Nos jogos diante de adversários que recuam muito as linhas, o colombiano tem capacidade para romper, e pela sua velocidade e criatividade pode marcar a diferença, tal como ontem fez a partir do momento que entra em campo.

    Na segunda parte entramos agressivos e com uma dinâmica pelas alas que permitiu abrir a defesa contrária.
    Enquanto que na primeira parte corríamos com a bola, na segunda metade fizemos a bola correr, o que torna o jogo mais rápido e imprevisível para quem defende.

    Obtivemos a oportunidade do penalti, mas mais uma vez Hulk, tal como em Olhão, falha um penalti numa fase do jogo que poderia ser decisiva.

    Felizmente a nossa equipa não baixou os braços e continuou na procura da vantagem e acabou por consegui-la de bola parada por Maicon, o nosso defesa com maiores níveis de confiança.
    O segundo golo depois surge com naturalidade face ao nosso domínio atacante.
    Paulo Lopes impediu que o Feirense saísse goleado do Dragão, efectuando um punhado de grandes defesas.

    Valeram os 3 pts que nos dão a parceria na liderança com o Benfica, e na próxima jornada diante deste mesmo adversário, teremos uma grande oportunidade de definitivamente isolar-nos na liderança da liga a nove jornadas do final.

    Assim acredito e espero.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    ResponderEliminar

Opine!