A vencer desde 1893

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FC Porto perde com o City e pode ter perdido Danilo o resto da época


      O FC Porto foi incapaz de vencer uma equipa do Manchester City que soube fazer das suas fortes transições a chave para a vitória por 2-1 no Dragão.

      E este é claramente um jogo com duas partes distintas. Uma primeira parte de grande nível em todos os sentidos e uma segunda parte onde o Porto não conseguiu manter o ritmo da primeira e a forte intensidade de jogo, acabando assim por pagar cara a fatura e comprometendo, quase de forma irreversível, a passagem à próxima fase da competição.

      Pode bem dizer-se que este Porto nos fez sonhar por... 45 minutos. A equipa entrou muito bem e não deixou o Manchester City fazer o seu jogo. O FC Porto pressionava alto e a equipa inglesa encontrava dificuldades para superar a equipa azul e branca. Assim, foi com naturalidade que o Porto chegou ao golo, numa grande jogada que começa num passe fantástico de Lucho para Hulk, que faz uma assistência perfeita para Varela fazer levantar o Dragão. Estava feito o 1-0. Esta primeira parte só não foi perfeita devido á lesão de Danilo que se sabe agora, pode mesmo falhar o resto da época, pois há uma suspeita de lesão no ligamento do joelho esquerdo. Além de Danilo, também Mangala deve falhar os próximos jogos, também devido a lesão.

      No segundo tempo o jogo baixou de intesidade e o Manchester City, aos poucos, conseguia aproximar-se da baliza defendida por Helton. Com o jogo a decorrer num ritmo tão baixo, o golo da equipa visitante surgiu de um lance aparentemente inofensivo; O passe por alto de um jogador do Manchester City acabou por encontrar Balotelli e Álvaro Pereira, acabando por ser este último, no meio da confusão, a fazer o golo. Apartir daqui, o Porto sentiu o golo e quebrou fisicamente,  enquanto o jogo mantinha um ritmo baixo. Estranhamente baixo, aliás.  E as coisas ficaram ainda piores quando à passagem do minuto 84, Moutinho perde a bola no seu meio-campo e permite a Yaya Touré servir Kun Agüero para o 2-1 final.

      Feitas as contas, o Porto pode orgulhar-se da sua exibição na primeira parte, mas tem que saber que o jogo tem 90 minutos e na segunda parte não foi capaz de continuar o domínio do primeiro tempo. Agora, para passar, o FC Porto é obrigado a vencer pela margem de dois golos em Inglaterra. Impossível ? Provavelmente sim... ainda para mais devido ao historial do clube nos jogos em Inglaterra.

Notas finais:

1- A preocupante baixa de produção e desgaste físico evidenciados pela equipa na 2ª parte, principalmente de Moutinho e Lucho, que obviamente tiveram reflexo em toda a equipa. Quem se lembra desta equipa no ano passado, não se lembra de ver tal coisa. E neste jogo era preciso intensidade do principio ao fim. Querem que volte a falar dos empréstimos de Guarin e Belluschi ? Pois, já não vale a pena...

2- Perdemos o Álvaro, o Danilo e o Mangala para a 2ª mão. Más noticias, obviamente.

3- Não me quero queixar da arbitragem, mas mais uma vez um penálti por assinalar e um 2º cartão amarelo perdoado a De Jong, numa falta igual à de Álvaro Pereira que viu o amarelo que o deixa fora da 2ª mão. E  faltavam ainda 15 minutos com um resultado ainda em 1-1. Vale o que vale. Não quero ir por aí...

4-  Hulk disse no fim do jogo que a equipa vai  a Manchester na máxima força para dar a volta. Primeiro não pode ir na máxima força e segundo para dar a volta era preciso um jogo bem diferente do capitão brasileiro em Inglaterra do que aquele que fez hoje. Mais preocupado em discutir do que em jogar, falta de definição dos lances, perdas de bola, recepções de bola deficientes, etc. Um jogo fraco e muito aquém do que ele pode e deve fazer. Mais uma vez, desiludiu.

3 comentários:

  1. Muito azar à mistura com Danilo, o autogolo e uma perda de bola fatal.

    Uma boa 1ª parte, onde houve respeito de parte a parte, e o City sempre à espera do nosso erro e assim foram 2 golos oferecidos.
    O empate era mais justo.
    Agora teremos que marcar pelo menos 2 golos em Manchester.

    Difícil?Sim.
    Impossível?De jeito nenhum...

    ResponderEliminar
  2. Dois golos em Manchester? "A piece of cake!"

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Ontem dissemos adeus à Liga Europa.
    É quase impossível a reviravolta em Manchester, pois não temos consistência física nem mental para os grandes embates como ontem ficou demonstrado.

    Na primeira parte fomos agressivos e fruto da nossa pressão alta, conseguimos anular algumas pedras basilares de um City que veio borrado ao Dragão, e que só por inépcia nossa levaram a vitória.

    Conseguimos uma vantagem preciosa na primeira parte, embora o City pudesse justificar o empate, pois em duas situações Helton negou o golo aos ingleses.

    Na segunda parte voltamos ao Porto típico desta época.
    Entramos amordaçados pelas alterações tácticas operadas por Mancini, e fruto de dois erros inacreditáveis a este nível por parte de Palito e Moutinho, o City consegue a vitória.

    Foi pena termos deitado tudo a perder.
    Esta época tem sido uma desilusão, e VP poderá ter o lugar em risco após o embate na Luz.

    Os adeptos merecem mais.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    ResponderEliminar

Opine!