A vencer desde 1893

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Kléber e Iturbe: O Eclipse Total


      Kléber e Iturbe são dois casos "estranhos" neste FC Porto de Vitor Pereira, contudo por razões diferentes. Se o primeiro nas oportunidades que tem, parece não ter capacidade e "estofo" para jogar neste clube, já o segundo simplesmente não tem oportunidades, e nem parece que venha a ter mais esta época.

      Kléber chega ao Porto neste verão e custa aos cofres do clube quase 4 Milhões de Euros. Vem com a dificíl ( impossível ?! ) tarefa de substituir Falcão, que entretanto voou para o campeonato vizinho. Começa a temporada como titular, faz dois ou três jogos interessantes, mas nunca entusiasmou por aí além. Por estes dias é, imagine-se, a 4ª escolha de Vitor Pereira para a posição 9 do ataque, atrás de Janko, Hulk e agora até Varela lhe ganhou o lugar, no último jogo em Inglaterra. E aqui há, também, mais uma prova da incoerência do treinador, senão vejamos:

      Vitor Pereira, disse há dias que, e passo a citar:  "os jogadores não são chicletes para utilizar e deitar fora. Só porque aparece outra com sabor total, não deito uma fora e uso a outra. É muito fácil dar lições a partir de fora, mas cá dentro há homens que é preciso liderar, motivar e envolver. As coisas são diferentes". Esqueceu-se foi de dizer que isto é válido, mas só para alguns jogadores, neste caso Varela e Maicon. Por exemplo quando chegaram Lucho e Janko em janeiro, Defour e Kléber também sairam imediatamente do onze. E bem, diga-se. Até porque El Comandante e Janko são chicletes que dão outro "sabor" a esta equipa. Agora o treinador devia ter percebido antes que isto faz parte do futebol e que são situações normais e que este discurso da chiclete não faz sentido nenhum... Seja como for, Kléber vai ter vida difícil até ao fim da época para voltar a fazer parte das opções iniciais do treinador.

      Vida mais difícil tem Iturbe que se arrisca a não jogar mais do que meia dúzia de minutos até ao final da época. Mas sobre isto já falámos aqui anteriormente, que não faz sentido ter um jogador como Iturbe num plantel que tem Hulk, James, Varela, Cebola e Djalma. E se ninguém tinha percebido que Vitor Pereira não ia apostar no jovem argentino na primeira metade da época, então o não empréstimo do jogador neste mercado de inverno é um absurso total e completamente incompreensível. É que o treinador dos dragões nem na Taça de Liga deu minutos ao camisola 27. Logo, estava bom de ver que mais dicifilmente ia dar minutos no campeonato, pois na Liga Europa nem sequer foi inscrito. Resumindo e concluindo é um ano perdido na evolução do jogador, por culpa de toda a estrutura Porto. E este é só mais um erro no planeamento desta época, a juntar a tantos outros...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!