A vencer desde 1893

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Na Luz, mandamos nós !


      Com o clássico aí à porta importa lembrar que o Benfica venceu apenas dois dos últimos dez clássicos disputados na Luz para a Liga. E o Porto chega a sexta-feira por cima do Benfica. Quem tinha cinco pontos e está agora em segundo lugar é o Benfica. Ou seja, quem está sob pressão é o Benfica. Além disso, o FC Porto é a equipa que melhor lida com a pressão em Portugal. E a história recente diz que o FC Porto traz bons resultados da Luz. Se Vitor Pereira conseguir motivar os seus jogadores para a vitória, o que, diga-se, não é muito difícil, E SE NÃO INVENTAR !!!, então podemos voltar a fazer a festejar no nosso salão de festas oficial de Lisboa.

      E nos últimos 17 campeonatos já disputados desde que a vitória vale três pontos, o FC Porto virou 13 vezes a 20ª jornada na liderança. Dessas, só em duas não conseguiu festejar no final.  As perspetivas históricas são, portanto, animadoras para a temporada em curso, mas a vantagem sobre o perseguidor da Luz é em parte fictícia, porque um empate de 0-0 ou de 1-1 daria vantagem aos lisboetas no final da temporada. Já um empate a dois levava a uma situação curiosa. Em caso de ambos os clubes conquistarem todos os pontos em disputa até ao fim do campeonato, o critério de desempate seria o goal-average, ou seja, a diferença entre os golos marcados e os golos sofridos ( nesta altura o Porto tem 3 golos de vantagem sobre o Benfica ). Por tudo isto, mais uma vez se percebe que só a vtória interessa, ou então um empate a três ou mais golos ( o que será muito improvável ).

      E aviso já, não vou entrar em discussões sobre a nomeação do árbitro ( que deve ser o Proença ) ou esta estória do jogo na sexta, 48 horas depois das seleções. É normal que a equipa que eventualmente perca o clássico, volte a falar da falta de tempo de recuperação ou se foi o Porto ou o Benfica o mais prejudicado com os jogadores nas seleções. Não vou por aí. As coisas são o que são e não há desculpas para não ir com o pensamento exclusivo na vitória, independentemente de todas estas condicionantes.

      Hoje já tivémos um Controlo anti-doping no treino do FC Porto, num treino em que Vítor Pereira contou apenas com dez jogadores face às muitas ausências justificadas pelos compromissos com as seleções nacionais. Tudo bem. Podem vir todas as semanas. Também hoje gostei de ver as palavras do Hulk a dizer que espera fazer um grande jogo com o Benfica. E nós portistas também esperamos isso. Este é o jogo ideal para o Incrível mostrar o que vale, uma vez que anda algo "apagado". Pode ser que a vitamina Luz acenda o melhor Hulk, ele que vai começar o jogo no banco de suplentes no encontro particular de hoje com a Bósnia Herzegovina em Saint Gallen, na Suíça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!