A vencer desde 1893

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A última cartada


      O jogo de amanhã em Donetsk é mesmo a última cartada de Vitor Pereira no FC Porto. É chegada altura do treinador jogar todos os trunfos que ainda tem na manga, ( isto é, se os tiver ), coisa que nós duvidamos ( e muito ! ).

     O Porto tem pela frente uma missão (quase) impossível na Liga dos Campeões. Será precisa uma conjugação perfeita de resultados para que o resultado final não seja trágico, isto, claro está, se o Porto fizer em dois jogos aquilo que não conseguiu fazer em quatro, ou seja, somar seis pontos.

      Vamos então analisar os vários cenários possíveis :


      Cenário 1: Partindo do principio que o Porto ganha amanhã e passa a somar 7 pontos, para depender apenas de si próprio "só" precisa que o Zenit não vença o Apoel. Porém o Zenit joga em casa e o mais provável é que a equipa russa vença o encontro e passe a somar 10 pontos, precisamente o máximo de pontos que o Porto pode ainda fazer. Imaginemos então esse cenário.

      Cenário 2: FC Porto e Zenit vencem os respetivos jogos desta 5ª jornada e chegam ao jogo do Dragão com 7 e 10 pontos, respetivamente. Ora se o Porto vencer o Zenit passava a somar os mesmos 10 pontos, e caso o Apoel não consiga somar os 3 pontos com o Shaktar passa aos oitavos. Caso contrário, o Apoel ganharia o grupo com 11 pontos e Zenit e FC Porto somavam 10 pontos. Então quais os critérios de desempate neste caso ?

      Na fase de grupos o primeiro critério de desempate é o maior número de pontos nas partidas entre as equipas que estiverem em igualdade. Ora caso o Porto vença o Zenit no Dragão o número de pontos é igual nas duas equipas ( 3 pontos ). O segundo critério, e este sim determinante, é o saldo de golos nos jogos entre essas equipas, o que equivale a dizer que o Porto teria sempre de vencer os russos por dois ou mais golos de diferença ( perdeu 3-1 na Rússia ). Se ainda assim se verificasse uma igualdade, o 3º critério de desempate é o maior número de golos marcados fora de casa nas partidas entre os dois clubes. O que quer dizer que uma vitória por 2-0 no dragão é suficiente para que os dragões carimbem a passagem aos oitavos de final da competição. Isto, claro, se houver uma conjugação de resultados favorável.

    
     Apesar das probabilidades não estarem a nosso favor, a verdade é que a passagem aos "oitavos" é uma realidade que não está assim tão fora do alcance dos azuis e brancos. Basta para isso que o Porto vença os dois próximos jogos, uma verdadeira missão impossível para Vitor Pereira e para a sua equipa, face àquilo que temos visto nos últimos tempos... Alguém acredita em milagres ?

2 comentários:

  1. Olá
    Eu possuo uma liga de treinadores online daquelas que voces ja conhecem concerteza. Bom, eu vou começar mais uma temporada nessa liga e estava a pensar em inserir o o vosso blog nisso. Como é que saiamos a ganhar? voces divulgavam aqui no blog a liga e os passos para as inscrições e assim criavamos um bom ambiente entre leitores e redactores deste blogue. que me dizem? contactem-me para o mail fyssas2008@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    É obrigatório vencer.
    Está em causa o prestigio do clube, dos seus jogadores e o encaixe financeiro que só a champions permite.

    Têm sido dias conturbados, com diversos rumores acerca do que possa estar a suceder no seio do grupo.

    Espero que logo a equipa seja séria e que lute pela vitória.

    Um abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar

Opine!