A vencer desde 1893

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Treinadores: Que soluções ?

      Antes de mais devemos dizer que na nossa opinião, Vitor Pereira já deu provas mais do que suficientes que não serve para ser treinador principal do FC Porto, no entanto também sabemos que esta opinião não é consensual entre todos os adeptos do nosso clube pelo que respeitamos todas as opiniões e todos os modos de pensar. É certo que apesar de tudo, também há aspectos positivos nesta época. Os 49 jogos sem perder no campeonato nacional são um factor obviamente positivo, mas se pensarmos que nos últimos dez jogos apenas vencemos quatro, vemos que é muito pouco para uma equipa e um plantel com outras ambições e principalmente para um clube que está habituado a vencer sempre.

      Assim, parece-nos que existem quatro alternativas mais óbvias a Vitor Pereira. Se bem que nem todas nos agradem... mas vamos a nomes:


      Vamos começar por aquela que menos nos agrada. O (ainda) selecionador nacional Paulo Bento. 
      Paulo Bento é um dos treinadores desejados por Pinto da Costa para o FC Porto. O Tertúlia Portista sabe que o nome do seleccionador nacional é o mais mencionado nos corredores do Dragão para substituir Vítor Pereira. Contudo, Pinto da Costa já sabe que Paulo Bento dificilmente deixará a Federação Portuguesa de Futebol, caso Portugal elimine a Bósnia no play-off de acesso ao Euro 2012.
      Seja como for, o líder portista nunca escondeu que vê no seleccionador Paulo Bento o treinador ideal, por isso tem adiado a discussão da sucessão de Vítor Pereira, já que Bento ainda está envolvido no apuramento de Portugal para o próximo Europeu de futebol.
      Se a equipa das quinas não se qualificar para a fase final da competição, o caso muda de figura e Bento poderá mesmo rumar ao FC Porto já em meados de Novembro.

      Notícias frescas dão conta que Pedro Emanuel é o treinador mais desejado pelos jogadores do FC Porto e os ecos dessa preferência já chegaram a Pinto da Costa. Os jogadores portistas sentem-se desmotivados e não digerem bem a contestação dos adeptos, por isso apoiam uma mudança no comando técnico, pois tal como os adeptos, sentem que Vitor Pereira não transmite confiança à equipa. E Pinto da Costa sabe que a exibição desordenada da equipa é muito mais grave que os resultados. O antigo capitão do Porto é visto, pela maioria dos adeptos descontentes com o atual estado da equipa, como o sucessor ideal de Vitor Pereira.

      Outro ex-capitão de quem também se fala é Jorge Costa, atual treinador do CFR Cluj. "Está numa carreira em ascensão, talvez atingindo o cume quando um dia for treinador do F. C. Porto". Quem não se lembra destas palavras que Pinto da Costa ? Contudo, Jorge Costa aparece neste cenário mais como uma possibilidade lógica do que como um nome forte em cima da mesa para suceder a Vitor Pereira.

      Uma escolha que também muito nos agradaria é o nome do atual adjunto de Mourinho no Real Madrid, Rui Faria. Muito do sucesso de José Mourinho, passa também, e muito, pela competência, sabedoria e talento deste homem. Rui Faria é alguém cuja popularidade passa despercebida mas não aos olhos de quem analisa e tenta perceber o treino. Muitos dizem que José Mourinho tem muito sucesso à custa do seu colaborador. É verdade. Um grande treinador deve-se rodear também de pessoas competentes e Mourinho mais do que ninguém o sabe.
      Consta que Rui Faria foi o nome escolhido por Pinto da Costa para suceder a Villas Boas, mas que este recusou. Para convencê-lo a deixar o Real Madrid, o presidente portista estaria mesmo disposto a tripicar-lhe o salário, mas nem isso terá sido suficiente para o adjunto deixar Mourinho e começar uma carreira como treinador principal. É também por isso, uma carta fora do baralho... pelo menos enquanto o braço-direito do melhor treinador do mundo entender que é mais influente na equipa técnica do clube merengue.
      Mas no futebol as coisas mudam muito rápidamente pelo que nunca se deve dizer nunca. E Rui Faria era, claramente, uma mais valia para este Porto sem ideias e um pouco entregue a si próprio.


      Se quisessemos uma abordagem completamente diferente, Mónica Jorge, atual selecionadora nacional de futebol feminino desde Agosto de 2007 e única mulher em Portugal a ser portadora do IV Nível do Curso de treinadores UEFA Professional, poderia ser uma lufada de ar fresco no nosso futebol.
      Quem sabe se com uma mulher no comando, os homens não jogavam mais à bola... e se não for no Porto, se calhar Mónica Jorge merecia já treinar uma equipa da nossa liga principal, ainda que com outras ambições... fica a sugestão já que as qualidades dela como treinadora, e não só, estão à vista de todos aqueles que percebem e gostam de futebol.


      É que por este andar, e fazendo um raciocínio lógico, se Viilas Boas era adjunto de Mourinho e Vitor Pereira adjunto de Villas Boas, ainda nos arriscamos a ver este senhor como o próximo treinador dos azuis e brancos. Livra !

1 comentário:

  1. Boas,

    penso que a questão não está em Vitor Pereira mas sim na equipa tecnica como um todo. Primeiro o Rui Quinta ... não me parece alguem com pulso para espicaçar os jogadores, depois o adjunto do clube, Semedo, muito menos, por muito que seja alguem que conhece o clube não é o Pedro Emanuel, capitão e lider ... penso que o Paulinho, o Andre ou o Folha e o Capucho, ja para não Falar do João Pinto poderiam ser melhores alternativas.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Opine!