A vencer desde 1893

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Qualificação Mundial 2014: James foi ENORME !

     
      Ontem foi mais um dia para ver os nossos jogadores em ação na fase de qualificação para o Mundial de 2014. E o grande destaque vai inteirinho para o novo herói colombiano, James Rodriguez.

      Bolívia x Colômbia (1-2) : Estreante a titular e logo no arranque de uma fase de apuramento para um Campeonato do Mundo, James Rodríguez foi o homem do jogo e foi ele quem empurrou a Colômbia para uma importante vitória na Bolívia.O portista foi inesgotável a mais de 3600 metros de altitude, não acusando minimamente as expectativas nem as raras condições da capital boliviana, onde o ar rarefeito é inimigo de quem tem a missão de carregar uma equipa às costas. No final do jogo o próprio treinador Leonel Álvarez deixou no ar a ideia que ontem foi James e mais 10: " O James fez um grande jogo, imenso, só lhe faltou o golo. Mas a Colômbia não pode ser só um jogador".
      Ontem "El Bandido" pautou todo o futebol ofensivo da equipa, fez autênticos passes de morte, que Pábon ,sobretudo, não soube concretizar na cara do guarda-redes boliviano, arrancou 3 amarelos a adversários pelos seus dribles fantásticos, teve ainda duas claras oportunidades de golo, negadas pelo guarda-redes Vaca ( sim, é o nome do titular da baliza da Bolívia :p ) e foi ele quem arrancou já no final do encontro um contra-ataque que culminou no golo da vitória, marcado pelo ex-portista Falcão ( que estranhamente só entrou a 10 minutos do fim ). Para quem como eu viu o jogo ( com muitos cortes na transmissão ) percebe que se não fosse James, a Colômbia não tinha ganho este jogo. Ontem valeu 3 pontos à sua seleção, permitindo a festa da Colômbia que, merecidamente, elevou o novo craque à categoria de herói. Pessoalmente já não tinha dúvidas, mas o Porto tem ali um verdadeiro craque e ontem fez um enorme jogo! Ah, quase me esquecia... Guarín também foi titular neste encontro e esteve a bom nível durante os 62 minutos que jogou.

      México x Brasil (1-2):  O Brasil venceu esta madrugada o México por 2-1, em Torreón, numa partida de preparação para o Mundial 2014 em que Hulk foi, finalmente, titular. Aos 16 minutos Hulk encantou ao deixar Neymar isolado. O passe do avançado portista foi de calcanhar, mas o jogador do momento no Brasil desperdiçou, de forma incrível.
      Hulk estava entre os mais mexidos do lado brasileiro e os remates de longe entusiasmavam. No entanto, a situação iria piorar para Mano Menezes. Num minuto (44) dramático, o Brasil perdeu Daniel Alves, que viu o cartão vermelho, depois de cometer uma grande penalidade. Por sorte, Guardado permitiu a defesa do guarda-redes Jefferson e o intervalo chegou com a desvantagem de apenas um golo e com menos um jogador do lado da canarinha.
      Na segunda parte, Menezes fez recuar Neymar e Hulk ficou muito desapoiado na frente de ataque. Acabou por ser substituído ao minuto 80. Ainda assim, estreia positiva de Hulk a titular , face ás adversidades que a sua equipa teve no jogo.
     
      Paraguai x Uruguai (1-1): O Paraguai empatou (1-1) esta madrugada em casa com o Uruguai, em jogo da fase de apuramento da América do Sul para o Mundial 2014, jogo disputado em Assunção, no Paraguai.
      No lado do Uruguai, Álvaro Pereira foi titular. Fucile  não saiu do banco e Cristian Rodriguez entrou aos 83 minutos para o lugar de Forlán. O defesa esquerdo do Porto saiu aos 64 minutos e foi curiosamente a partir daí que o Paraguai começou a ser mais perigoso no ataque.
      O Uruguai colocou-se em vantagem por Forlán, aos 67 minutos. O empate apareceu no último instante da partida ( já sem Álvaro Pereira, mas com Cebola em campo ) e foi conseguido por Ortiz , golo esse que resulta de uma desatenção da defesa de Oscar Tabarez, já no final. O encontro foi quase sempre muito fechado, com marcações fortes.

      Venezuela x Argentina (1-0):  A Venezuela fez história, na última noite, ao triunfar (por 1-0) sobre a Argentina, em jogo a contar para a qualificação do Mundial de 2014. Os venezuelanos venceram pela primeira vez a formação azul celeste em 19 jogos disputados entre as duas seleções.
      O portista Nicolás Otamendi foi titular e jogou os 90 minutos no Estádio José Antonio Anzoátegui, em solo venezuelano.
      A Venezuela apostou num ritmo de jogo baixo e numa marcação eficiente a Messi, quase sempre feita por dois jogadores. Com o passar do tempo, a equipa da casa soltou-se a o avançado Arango colocou à prova as qualidades do guarda-redes argentino. Mas acabaria por ser um defesa, Amorebieta, a conseguir o golo do triunfo.
      Eu que vi o jogo, não percebo por que raio hão-de os treinadores inventar tanto quando no futebol a ideia está precisamente em não inventar. Em primeiro lugar acho incompreensível que uma equipa com a Argentina jogue de início com 3 defesas centrais e dois laterais, onde só um ( no caso de ontem, Rojo ) sobe frequentemente ao ataque. Mais grave que isso foi ver como o seleccionador argentino, Alejandro Sabella, montou o meio campo. Assim o trio de meio-campo era composto por uma dupla de médios centro formada por Mascherano e... Di Maria. Sim! Di Maria jogou recuado no terreno, a médio centro ao lado do jogador do Barcelona, sendo que Sosa jogava numa espécie de nº10, atrás de Messi e Higuaín. Foi um esquema do tipo 5x2x1x2. Enfim... depois com meia hora para jogar, o seleccionador argentino ainda fez diversas alterações, mas acabou por ser a Venezuela a desperdiçar duas boas ocasiões de voltar a marcar.

Mangala e Defour - Nota ainda para Mangala que foi ontem titular na selecção sub-21 da França, que venceu a Roménia por 2-0 na qualificação para o Europeu.
      O central voltou a usar a braçadeira de capitão e jogou os 90 minutos, numa partida que teve os dois golos apontados por Riviere. A França soma nove pontos em três jogos na qualificação, tantos como a Eslováquia.

      Não houve milagre para a Bélgica: no Arena de Dusseldorf, os diabos vermelhos, foram as mais recentes vítimas da máquina alemã, que concluiu o grupo A com dez vitórias em outros tantos jogos. A vitória germânica (3-1) ditou a perda do segundo lugar para a Turquia que, vencendo o Azerbaijão pela margem mínima (1-0) ultrapassou os belgas sobre a linha de meta garantindo o play-off. Nota para Defour que não saíu do banco de suplentes, apesar do selecionador ter feito apenas duas substituições em todo o encontro. Se calhar se Defour tivesse jogado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!