A vencer desde 1893

domingo, 9 de outubro de 2011

Otamendi para renovar, Djalma na CAN, Beto em grande na Roménia e o estranho caso de Hulk na seleção brasileira !

     
      A mudança de seleccionador na Argentina deu uma nova alma a Nico Otamendi. Com Alejandro Sabella, o defesa do FC Porto assumiu-se em definitivo como titular no eixo da defesa. Já o tinha sido em dois jogos-treino, mas anteontem também o foi contra Chile, em jogo de apuramento para o Mundial 2014.  

      O novo estatuto está a valorizar o central e já despertou a atenção de grandes clubes europeus: Tottenham, Manchester City, Roma, Valência, Spartak de Moscovo, Málaga e Shakhtar Donetsk são apenas alguns dos que já perguntaram por ele aos agentes que gerem a carreira do craque. E o ataque é para ser feito já na reabertura do mercado, em Janeiro.

      Assim o Porto estará já a  efetuar contactos preliminares que visam a renovação do contrato, o que permitirá colocar o central num patamar salarial superior, compensando-o pelas propostas já recusadas.

      Além disso, deverá servir para actualizar a cláusula de rescisão, actualmente cifrada em 15 milhões de euros, valor inferior às expectativas de negócio, que passam por valores nunca inferiores a 20 milhões de euros. Marcelo Simonian, empresário do jogador virá brevemente a Portugal para negociar.


      A Angola garantiu a qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2012 ao vencer a Guiné-Bissau por 0-2, beneficiando do empate a zero entre Uganda e Quénia para terminar a fase de apuramento na liderança do grupo J.

      A selecção comandada por Lito Vidigal não dependia apenas de si para garantir a qualificação. À entrada para a última jornada, os angolanos somavam menos um ponto que o Uganda e precisavam que esta perdesse pontos na recepção ao Quénia.

      Djalma foi titular, ontem à tarde, no decisivo triunfo de Angola sobre a Guiné Bissau. O extremo do FC Porto fez a assistência para o segundo golo, de autoria de Mateus, que selou o apuramento dos "palancas negras" para a próxima edição da Taça das Nações Africanas.

      A prova vai disputar-se no Gabão e na Guiné Equatorial entre os dias 21 de Janeiro e 12 de Fevereiro. Sendo assim, Djalma vai desfalcar o FC Porto durante um mês no início do ano, o que significa que não deverá ser opção para os encontros do campeonato com o Sporting, o Rio Ave, o Guimarães, o Gil Vicente e o Leiria. Há ainda a acrescentar as partidas da Taça da Liga que se vão disputar nos primeiros dias de Janeiro, com adversários ainda por conhecer.


      Beto ( emprestado pelo FC Porto ao Cluj ) está em grande na Roménia. As boas exibições ao serviço do clube orientado por Jorge Costa - onde é titular indiscutível - não só lhe reabriram as portas da Selecção Nacional como lhe tem valido inúmeros elogios da crítica local ao ponto de o considerarem como o melhor guarda-redes a actuar no campeonato romeno. E de longe em relação à concorrência, que é numerosa e exótica.

      "Temos uma boa escola de guarda-redes no país e nos últimos anos isso tem sido notório. Existem vários guarda-redes de qualidade no campeonato nacional, mas o mais interessante é o Beto. Está claramente acima do nível da nossa liga", assegura Helmuth Duckadam, o "herói de Sevilha", como ficou conhecido devido a defesas que ajudaram o Steaua de Bucareste a derrotar o poderoso Barcelona na final da Taça dos Campeões Europeus de 1986.

      Com a contratação de Bracali ao Nacional, o FC Porto colocou Beto num clube onde pudesse jogar com regularidade, uma vez que Helton é dono e senhor da baliza azul e branca. E a verdade é que a aposta do FC Porto e de Beto está a revelar-se acertada.


      O Tertúlia Portista antecipou-se ao jornal O Jogo, que na sua edição de hoje, traz um artigo intitulado: " Hulk desespera na seleção ". E não é para menos, dizemos nós. Já o tinhamos dito, na análise que fizemos ao jogo do Brasil, que não percebiamos como é que Hulk não tinha lugar no onze inicial da canarinha.

      É que o " Íncrivel " partiu para este duplo compromisso da selecção brasileira com a expectativa de ser titular em pelo menos um dos jogos, uma crença alicerçada não só no excelente arranque de temporada que está a realizar no FC Porto, mas também pelas mais variadas ausências da extensa lista de convocados de Mano Menezes - Robinho, Pato ou Leandro Damião, só para dar os exemplos. Mas a verdade é que só atuou nos últimos 17 minutos no jogo frente à Costa Rica, num jogo em que Mano Mnezes preferiu adaptar Lucas ao lado direito do ataque, ele que até é um médio-ofensivo que prefere zonas mais interiores. Ora isto é, simplesmente, incompreensível.

      No final do jogo, o treinador acusou o quarteto ofensivo ( composto por Ronaldinho, Lucas, Neymar e Fred )  de "criar pouco jogo" com a Costa Rica. Esperamos que no jogo da próxima terça-feira com o México, Hulk possa ser capaz de ter a oportunidade de criar muito jogo. Mas para isso, como é obvio, é preciso ter minutos decentes para o poder fazer ( tipo ser titular, está entendendo Mano ?! ).

      É que por íncrivel que pareça, Hulk só conseguiu ser suplente utilizado em três dos 15 jogos que Mano Menezes comandou na selecção, num total de apenas 67 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!