A vencer desde 1893

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Christian Atsu | A pérola d’ouro do Gana


      Christian Atsu foi galardoado com o Dragão de Ouro - Atleta Jovem do Ano. O extremo mostrou-se "muito feliz" por ter recebido o Dragão de Ouro referente ao atleta jovem do ano de futebol. Atsu destacou a "beleza" do momento, mas também o significado de ter recebido um "prémio muito importante" no clube, admitindo que a cobrança agora será ainda maior. "Estou muito feliz, mas isto também é uma mensagem que me estão a enviar. Tenho de trabalhar muito para corresponder às expectativas, porque as pessoas vão ficar à espera que eu brilhe no futuro", afirmou.

      Ora para quem acompanha a carreira deste jovem, certamente não ficou surpreendido com tal distinção por parte do clube. Refira-se que em Junho Atsu já tinha recebido outra distinção: a Bola de Ouro de melhor jogador do Torneio Juvenil FIFA/Blue 2011, que o FC Porto conquistou, em Zurique. Durante a fase de grupos do Torneio Juvenil FIFA/Blue 2011, Christian Atsu, do FC Porto, já havia atraído a atenção de todos.

( Na foto, Atsu com a Bola de Ouro de melhor jogador do Torneio Juvenil FIFA/Blue 2011 )

      Com muita rapidez e habilidade nos dribles, o jogador de 19 anos deixou muitos adversários para trás e foi um pesadelo para os defesas. Graças ao seu excelente rendimento, o atleta nascido no Gana recebeu a Bola de Ouro por ter sido eleito o melhor jogador da competição. Atsu  balançou as redes três vezes ao longo do torneio, uma delas na cobrança de um penalti, na final contra o FC Zurich.Depois da vitória por 3 a 0 no derradeiro jogo, o atacante reservou algum tempo para conceder uma entrevista exclusiva ao FIFA.com ( ver aqui ), onde afirmou que o seu próximo grande passo era jogar pela equipa principal do Porto.

      Para quem conhece mal este jovem jogador, fica a saber que Atsu fez a sua carreira nos juniores do Porto e foi um dos melhores jogadores dessa categoria, depois do Porto o ter descoberto no Cheetah FC, clube do Gana, que o catapultou para o F.C. Porto na temporada passada. Inicialmente chegou por um período de empréstimo de cinco meses, mas as boas prestações convenceram os portistas a alargar a estadia de Christian no núcleo azul e branco por mais uma temporada. Este foi o ano da confirmação no grupo. Resta-lhe, agora, conseguir chegar à equipa principal.

      Recordamos que o jogador está emprestado pelos dragões ao Rio Ave até ao final desta temporada, assim como Kelvin, outro jovem prodígio de quem muito se espera no futuro. A dar os primeiros passos na carreira de jogador profissional, Christian Atsu foi uma das boas surpresas da pré-temporada do F.C. Porto. O extremo ganês, que evoluiu na equipa júnior da temporada passada, deixou muito boas indicações nos jogos de preparação.

      “Acredito que ele pode impor-se no plantel do F.C. Porto nos próximos anos. Em Portugal não há muitos jogadores com 18, 19 anos a jogar ao mais alto nível. É preciso dar-lhes confiança. Com o Christian é igual. Se lhe derem confiança ele consegue mostrar qualidades. São precisas é oportunidades ”, afirma Wakaso, colega de equipa de Atsu no Cheetah e atualmente ao serviço do Portimonense.

      A política do F.C. Porto, normalmente, contempla um período de empréstimo antes da afirmação no seio do grupo. Se Christian for uma aposta para valer dos dragões, é provável que fique no plantel de FC Porto já na próxima época. “ Ele é muito bom, acreditem. Pode dar muitas alegrias aos adeptos do F.C. Porto ”, afirmou o companheiro Wakaso. E nós portistas, assim o esperamos.

      Para já, e pelas boas indicações que tem dado no Rio Ave, temos tudo para acreditar que Atsu seja, a curto prazo, uma mais valia para o nosso plantel e vamos seguramente continuar a acompanhar bem de perto a evolução do mais recente jovem Dragão D’ouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!