A vencer desde 1893

domingo, 29 de janeiro de 2012

Assim, é dificil ser campeão II


      É preciso para fazer a análise do Gil Vicente x Porto separar os "nossos" erros e os erros  "dos outros". Comecemos então por olhar para nós primeiro e da forma mais suscinta possível.

      A meu ver o Porto entra em campo já a perder. É incompreensível que uma dupla de centrais que soma erros atrás de erros e que tem sido o elo mais fraco do Porto nos últimos jogos,volte a jogar novamente de início neste jogo. É que já todos nós percebemos que, muito provavelmente, o nosso melhor central está no banco. A insistência de Vitor Pereira em adaptar um central a defesa direito é algo que também  já roça o ridículo, tendo o Danilo no banco. Maicon não tem culpa, tem culpa quem o põe a jogar numa posição que não é a sua. Souza também não tem culpa de não ser um substituto à altura do Fernando, limita-se a fazer o que pode e o que sabe, infelizmente isso é pouco para uma equipa com as ambições do Porto. Se o Porto não joga com dois defesas direitos, nem dois defesas esquerdos, nem dois alas esquerdos, etc... então joga com dois médios "iguais" porquê ? É muito dificil perceber que Moutinho e Defour são ambos concorrentes ao lugar um do outro ? É muito dificil perceber que um meio-campo com Defour e Moutinho não dá ? Ainda para mais quando temos Belluschi e James para fazer a posição de 3º médio, vulgarmente conhecido como criativo de meio-campo ? Não é dificil, pois não ? E já nem vou falar falar da história da braçadeira de capitão...

      Vitor Pereira tem muita culpa? Tem. Mas a verdade é que se olharmos para a frente de ataque, jogou provavelmente quem podia jogar. Com Rodriguez vindo de lesão, o único tridente atacante disponível para este jogo era precisamente aquele que jogou. Ah e o Iturbe ? Nem vou por aí... Ah e emprestamos um ponta de lança e depois ficamos sem alternativa nenhuma ao Kléber ? Parece uma brincadeira de garotos, mas é verdade. É INCOMPREENSÍVEL não termos nesta altura do campeonato uma alternativa ao Kléber. Mais! É um completo absurdo e algo que não tem a mínima explicação. Já tinha dito que a não contratação de um ponta de lança podia ser ruinosa no que respeita aos objetivos para esta época. Meu dito, meu feito. E depois disfarça-se a convocatória com o júnior Vion. Mais valia ter apenas 6 suplentes no banco do que fazer estas manobras de diversão. Nós não somos parvos.

      Sobre a arbitragem seria um disparate estar a perder tempo a chamar nomes a um árbitro que já todos tinhamos percebido que tinha sido estrategicamente nomeado, assim como o Duarte Gomes em Alvalade.. podia ser que resultasse. E no caso do jogo de Barcelos, acertaram na mouche.

      Nota final para dizer que Vitor Pereira esteve irrepreensível na flash interview, onde fez a análise certa do encontro. Pena é continuar a ouvir expressões como "exibição horrível" e "não consigo explicar o que se passou". O que se passa é que hoje vimos aumentar para 5 o número de pontos em relação ao 1º classificado. Não desmoralizo e acredito que ainda é possivel. Agora poupem-nos a assistir a mais exibições destas... Fica para a história a série de 55 jogos consecutivos sem perder para o Campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!