A vencer desde 1893

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Nova Aventura Europeia


Começa hoje no Dragão a nova aventura europeia dos nossos campeões.

O primeiro adversário é o Shakhtar Donetsk, bicampeão Ucraniano. Adversário complicado e disposto a baralhar as contas do grupo G da edição 2011/2012 da Uefa Champions League. O clube Ucraniano tem, no entanto, muito pouco de ucraniano. Os brasileiros Fernandinho, Jadson, William, Douglas Costa, Alex Teixeira, Luiz Adriano e mesmo Dentinho, conferem a este clube um futebol "abrasileirado" e sobretudo muita qualidade técnica principalmente nas saídas em contra-ataque, aproveitando a velocidade e o talento dos seus jagadores. Se juntarmos aos brasileiros, o defesa ucraniano Chygrynskiy e o ponta de lança Eduardo da Silva, facilmente percebemos que hoje, a tarefa não é fácil.

Porém temos equipa que chegue para vencermos. Mais! Temos equipa que chegue para vencermos o grupo e para voltar a fazer história na europa do futebol.

Assim, acredito que o onze para esta noite ( 19.45 h | RTP1 )  será o seguinte:

Onze provável

Quanto á defesa, é a obvia face á convocatória para este jogo, uma vez que Mangala, não tem nenhum minuto de jogo esta época, pelo que não faz sentido a sua estreia num jogo tão importante como este. Com Rolando castigado, o brasileiro Maicon terá nova oportunidade.

No meio-campo faz sentido a titularidade de Fernando, face á sua experiência e á necessidade do uso de um trinco que seja capaz de ajudar a defesa, face á velociade e qualidade dos médios e atacantes do Shakthtar. Moutinho é indiscutivel e penso que Defour será mais importante neste jogo que Belluschi, face á sua capacidade de trabalho em campo em detrimento de um criativo, como o número 7 portista.

Quanto ao ataque, parece-me o óbvio também e nem mesmo o regresso de Varela aos convocados vai tirar a titularidade de James, que tem sido um verdadeiro "bandido" nos dois últimos jogos dos dragões.

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    O FC Porto hoje defronta um adversário complicado.

    O Shakthar é uma equipa que nos últimos anos tem vindo a impor-se no futebol europeu (11ª. no ranking), tendo conquistado uma Taça Uefa em 2009, e na época passada apenas foi afastado pelo Barcelona nos quartos de final da champions.

    Tem um treinador muito experiente- Lucescu, e conta no plantel com jogadores brasileiros de grande qualidade, tais como Jadson, Fernandinho e Luiz Adriano. Trata-se de uma equipa que tem conseguido manter o mesmo plantel nos últimos anos, com rotinas de jogo bem delineadas. Circulam muito bem a bola, com todas as qualidades do futebol brasileiro aliadas ao futebol típico das equipas da ex URSS.

    O FC Porto é favorito. Mas nós adeptos teremos de ser pacientes, e apoiar a equipa, naqueles momentos em que o ucranianos nos colocaram a "correr atrás da bola".

    Temos uma baixa de peso na defesa - Rolando, mas Otamendi está de regresso para comandar a defensiva.

    Há uma incógnita no meio-campo. Irá Vítor Pereira privilegiar a presença do mais experiente e defensivo Fernando ou colocar Defour que fez um fantástico jogo diante do Setúbal?!

    Eu colocaria Defour. Moutinho e o belga são dois jogadores fortes na recuperação, e no controlo de posse de bola.

    Espera-se muito público no Dragão para arrancar com uma vitória na Champions. Se vencermos os 3 jogos em casa, mais um outro fora o apuramento estará garantido.

    Abraço

    Paulo


    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar

Opine!