A vencer desde 1893

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

James Rodriguez - De promessa a certeza


James David Rodríguez Rubio. É este o nome daquele que promete ser a grande revelação do FC Porto esta temporada. .
Aos 20 anos, o extremo colombiano arranca para a segunda época de dragão ao peito. Depois de se ter despedido da época anterior com um «hat-trick» na final da Taça de Portugal, regressou com um bis na Marinha Grande, um golo no Dragão frente ao VIitória de Setúbal e exibições de luxo, que nos deixa a nós portistas com água na boca e ansiosos para, a cada jogo, ver brilhar o colombiano nos palcos nacionais e internacionais.

O Início do prodígio

Mas voltemos um pouco atrás. Foi em Janeiro de 2004, então com apenas 12 anos, que James começou a dar nas vistas e a encantar a Colômbia, num torneio nacional de Pony Fútbol. Marcou 9 golos no torneio, deu a vitória á sua equipa na final com um golo olímpico de canto directo e recebeu os prémios de melhor jogador e melhor marcador do torneio. No final da prova, seguiu para o Envigado que nessa época disputava a segunda divisão colombiana e que comprou seus direitos federativos imediatamente. Apareceu na primeira equipa com apenas 15 anos e a sua transferência para um clube maior foi apenas uma questão de tempo.


Do Banfiel para o Porto

Foi no início de 2008, ainda com 17 anos que o jovem prodígio escolheu a Argentina, mais precisamente o Banfield, para jogar. Chamado para um período de testes, correspondeu e ficou a treinar com os juniores do clube, mas por pouco tempo.
O então técnico do clube, Jorge Burruchaga, chamou o jogador para a equipa principal  no início de 2009, para realizar a pré-temporada com o plantel sénior. E James não decepcionou: nos jogos-treinos, marcou cinco golos e fez quatro assistências, garantindo um lugar no plantel principal para o resto da temporada e criando expectativas cada vez maiores sobre seu futebol.
A estreia parecia cada vez mais próxima, e aconteceu no dia 7 de Fevereiro de 2009 contra o Godoy Cruz, no Torneio Clausura. Entrou na segunda parte  e fez algumas boas jogadas no empate por 1 a 1. Mas o melhor ainda estava por vir. Na sua segunda partida oficial contra o Rosário Central, o jogador entrou novamente no segundo tempo e marcou um belíssimo golo de fora da área selando a vitória por 3 a 1, tornando-se no mais jovem jogador de sempre a apontar um golo em competições das pampas. Foi a a partir daí que James cimentou o seu lugar a titular e que brilhou na argentina até o Futebol Clube do Porto ter adquirido a 6 de Julho de 2010, 70% do seu passe por 5,1 Milhões de euros. Assinava por 4 épocas com uma cláusula de Rescisão de 30 M €.


James Rodriguez – Talento Puro

            Depois de uma primeira época de sonho no FCPorto, onde ganhou tudo o que havia para ganhar, James já deixava adivinhar que a época 2011/2012 podia ser a sua época de afirrmação absoluta. As boas indicações que deixou fizeram com que o Porto adquirisse a totalidade do seu passe e consequente renovação de contrato até 2016, com uma clausula de Rescisão fixada nos 45 M €.  
            Altamente cerebral e rápido, James destaca-se por colocar os companheiros com facilidade na “ cara do golo ” com lances precisos e simples. James tem um grande poder atacante, uma qualidade técnica acima da média e, além de bons passes, tem no seu remate com o pé esquerdo uma arma poderosa, assim como as cobranças de bolas paradas, das quais é encarregado nas selecções de base do seu país quando convocado.
            “O momento que o James Rodriguez atravessa está a alegrar muitos colombianos. Ele está a evoluir no FC Porto e teve um excelente arranque de temporada, por isso o novo seleccionador da Colômbia, Leonel Alvarez, vai dedicar mais tempo a observar o James. A Colômbia está encantada e assiste ao sucesso do James como uma rampa de lançamento também para boas exibições na selecção nacional. Aliás a própria selecção principal da Colômbia tem uma camisola reservada com o nome James Rodriguez.”. Quem o garante é António Cortés (editor de desporto da RCN Rádio da Colômbia).E nós também não duvidamos.
As expectativas são directamente proporcionais ao seu talento e ao seu sucesso meteórico, e é importante que o jogador não saia dos eixos para atingir os seus objetivos. Já o tinhamos dito no início da época que James é nesta altura um dos melhores do mundo com a sua idade e na sua posição. Para quem assiste ao seu jogo é um prazer , para os adversários um terror. Esperamos ver James muitos e bons anos a espalhar magia nos relvados ( de preferência no Dragão ).O futebol agradece, e aguarda os próximos capitulos da sua carreira, que com certeza serão pautados de grande sucesso.

            

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!