A vencer desde 1893

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Iturbe - Promessa de talento

       
        À semelhança do artigo que fizemos para James Rodriguez ( ver aqui ), hoje apresentamos Juan Manuel Iturbe Arévalos.


        Da Argentina para o Paraguai

        A história de Iturbe dá muitas voltas. Nascido em Buenos Aires, a 4 de Junho de 1993, mas filho de pais paraguaios, viajou muito novo para o Paraguai, para onde foram trabalhar os seus pais. Tinha nessa altura 7 anos. Despontou para o futebol no Cerro Porteño, onde fez toda a formação, passando assim a ter dupla nacionalidade.

        Desde os 11 anos  que Juan se destacava nas categorias de formação e cedo se percebeu que estávamos na presença de um craque. Começou a actuar em 2005 nas divisões de base dos modestos clubes Universal e Trinidense, chamando a atenção da mais popular equipa do país, o Cerro Porteño, para onde foi em 2007 e lá iniciou sua carreira profissional. Em 2009, conquistou o Campeonato Paraguaio (Apertura ).

        Aos 16 anos, chegou à selecção do Paraguai, mas depois não resistiu à vontade de regressar à Argentina e já lhe chamam mesmo “o novo Messi ”, por ter o mesmo aspecto físico da estrela do Barcelona e pela técnica que mostra na procura dos golos. Contudo, Iturbe tem como ídolo o internacional português Cristiano Ronaldo. O avançado não será igual a Messi nem a CR7, mas as qualidades que possui, com apenas 18 anos e 1,71 metros, levaram o F. C. Porto a avançar para a sua contratação. Mas voltemos um pouco atrás no filme…

        Talento, empresários e… confusão

        Considerado desde sempre um talento, Iturbe foi disputado por vários empresários. Pelo meio entrou Chilavert. O antigo craque paraguaio disponibilizou-se até a pagar 17 mil dólares por mês aos pais para ficar com os direitos de negociação do jovem. No meio de tantas promessas, a carreira deu um passo atrás.

        Aproveitando o facto de não ter um contrato profissional com o Cerro Porteño, Iturbe foi levado para a Argentina. O clube entrou com uma queixa na FIFA, por reclamar que detinha direitos de formação sobre o jovem, e ganhou. Durante os últimos meses, Iturbe ficou a treinar no Quilmes, da Argentina, sem jogar. O que não impediu o seleccionador argentino, Walter Perazzo, de o chamar para o campeonato sul-americano de sub-20, onde obteve o terceiro lugar e onde as suas exibições chamaram a atenção de clubes como Real Madrid, Manchester United, Roma, Tottenham, Génova e mais recentemente o Barcelona. Conta já com 9 jogos nos sub-20 argentinos, nos quais apontou 4 golos. Nota: Um avançado de 17 anos disputou o campeonato sul-americano de sub-20. ( Por aqui já se vê como é um jovem fenómeno: joga no escalão acima da idade) .

"Pulguita” apresentado aos adeptos

         A 4 de Junho de 2011 assina por 5 épocas com o FC Porto, fixando a sua Cláusula de Rescisão em 60 Milhões de Euros. Terá custado 4 Milhões de Euros, se bem que numa primeira fase os paraguaios receberão apenas 1,5 Milhões.


        Juan Iturbe é um esquerdino criativo e explosivo, muito forte no remate. Tem já a inteligência de definir o melhor caminho para cada jogada, sabe quando enfrentar o adversário ou passar a bola a um companheiro. O remate sai-lhe com precisão e potência. É um miúdo com um enorne talento, daqueles que agradam a qualquer adepto. Nos treinos, fazia coisas com a bola que não estão ao alcance de qualquer um. Movimenta-se sem qualquer dificuldade pela direita usando o bom pé esquerdo e, com isso, dificulta muito a marcação aos defesas adversários. Destaca-se nas diagonais, sempre com os olhos na baliza, flectindo bem para dentro ou escapando-se pelas alas. É um jogador que chega facilmente às zonas de finalização e não se atrapalha, fazendo valer o remate preciso e potente para tentar o golo.

        Agora é no FC do Porto que vai encontrar uma estrutura adequada para crescer ainda mais, desenvolvendo as características que o destacam como jogador. É um verdadeiro diamante em bruto á espera de ser lapidado e uma contratação que vem na mesma linha de James Rodriguez.

        O jovem argentino espera agora a sua oportunidade de se estrear com a camisola do FC Porto em jogos oficiais. Algo que penso que deve acontecer já no encontro com o Pêro Pinheiro, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Nós, portistas, estamos ansiosos para ver Iturbe brilhar como dragão. É um jogador que tem tudo para resultar.

        E face às recentes exibições de Varela, Djalma, Cristian Rodriguez, pergunto eu : Não merece já Iturbe uma oportunidade de entrar numa convocatória ?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!