A vencer desde 1893

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Triste dia de aniversário


Em dia do seu 118º aniversário,o FCPorto sofreu a sua primeira derrota da época, na sua deslocação à Russia, no segundo jogo da Liga dos Campeões, frente ao Zenit por 3-1.

Na antevisão que fizemos antes do jogo, tinhamos alertado para vários aspectos, e todos eles estiveram em evidência no jogo de hoje, a saber:
- As dificuldades fisícas evidênciadas por Moutinho que nos levou a dizer que Defour seria o seu substituto natural no jogo de hoje.
- A falta de uma alternativa de banco, aos defesas laterais, nomeadamente Sapunaru, a quem se desconhece qualquer impedimento físico. Tinhamos estranhado a sua ausência na convocatória.
- E o problema de sempre, ou seja, a alternativa a Kléber. Se mesmo no banco Walter parece não ser alternativa , na Champions, apenas o jovem brasileiro de 21 anos está inscrito. E Hulk não é ponta de lança. E isto ainda parece custar a entender... Quanto ao jogo em si:

O Porto entrou bem no jogo, e conseguiu colocar-se em vantagem aos 10 minutos, numa boa jogada colectiva, com James a finalizar depois de uma boa assistência de Hulk. Quando parecia que o Porto podia alcançar um bom resultado na Russia, eis que surge a primeira contrariedade: o golo do Zenit, num lance em que Helton tem uma saída precipitada da baliza e, ao defender a bola para a frente, permite ao Zenit empatar o encontro. E logo a seguir nova contrariedade: a lesão de Kléber. O avançado caí mal, lesiona-se e à falta de uma alternativa no banco, entra Varela, passando Hulk a actuar na posição 9 do ataque. Ora logo aqui perde-se um desiquilibrador nos flancos, e não se ganha nada no meio, porque Hulk não é ponta de lança. A partir daqui tive logo o persentimento que não vinha aí coisa boa.


Minuto 45. O lance capital do jogo. Fucile, com tempo para fazer uma boa recepção de bola, deixou a bola bater 3 vezes no chão e perante a pressão do adversário, resolve jogar a bola infantilmente com a mão, já tendo visto um amarelo. Resultado: Expulsão á beira do intervalo e situação muito complicada para o segundo tempo.

Com a defesa descompensada, a ideia do nosso treinador ao intervalo, foi substituir James por Souza e passar Fernando para defesa direito. Pra quem não viu o jogo, Fernando foi o ponto de equilíbrio da equipa durante a primeira parte. Era através dele que passavam todas as transições defesa-ataque.Assim, perdeu-se o único jogador com capacidade de recuperação de bola no meio-campo. Agora mais que discutir a substituição em si, é de lamentar a falta de visão de jogo do nosso treinador. O mais natural seria a entrada de Maicon e Otamendi passava a lateral direito ( posição que faz na selecção argentina). E mais. Varela, apesar de ter entrado a meio da primeira parte, deveria ter sido o sacrificado, porque não acrescenta nada ao jogo, ao contrário de James, que poderia desiquilibrar no ataque com Hulk. Mais uma vez, não se percebe o que passa na cabeça de Vitor Pereira.

Com o início da 2ª parte, percebeu-se logo que era uma questão de tempo até o Zenit fazer o 2º golo. Até o fez antes, num golo mal invalidado. Depois do 2º golo, e com total apatia de Vitor Pereira, via-se que a equipa não estava bem, Moutinho muito em baixo de forma, e foi preciso esperar pelo 3º golo, já aos 72 minutos para Vitor Pereira mexer e pôr Defour em jogo. Saiu Moutinho, certo? Não! Surpreendentemente saí Belluschi que até era a alma do meio campo e Moutinho teve de se arrastar mais 20 minutos até ao fim do jogo. Mas por esta altura, já nem fazia diferença, o jogo estava entregue.

Assim não vamos lá. Hoje podiamos ter sido humilhados. Foram 3, podiam ter sido 5 ou 6.

Temos agora de ganhar os próximos dois jogos com os cipriotas do Apoel. São erros a mais de Vitor Pereira, a juntar a um Porto que parece sem vontade e com alguns elementos em deficit fisico. Mais: o Porto é uma equipa triste em campo, sem ideias e como se não bastasse, inda temos de levar com uma expulsão infantil. É preciso fazer soar o sinal de alarme no Dragão.

1 comentário:

  1. Boas,

    o que dizer sobre este jogo !!!

    primeiro temos jogadores em sub-rendimento, depois um jogador xom a experiência de Fucile não pode ter uma atitude infantil como a que teve, depois não podemos ter só um ponta de lança disponível para a champions, a seguir o nosso treinador tem que pensar mais um bocado antes de tomar decisões, a saida do James em detrimento do Varela parece-me errada, o Fernando a trinco estava á altura mas a lateral direito tirando a altura que jogou no Estrela da Amadora não é opção ...
    Mais ainda o Danny que na selecção é um jogador vulgaríssimo, no Zenit é uma mais valia.

    Resumindo e concluindo ... venha o proximo jogo.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar

Opine!