A vencer desde 1893

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Venham mais 1000 !

      Desde já, o meu obrigado pelo trabalho do nosso presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, pela sua entrega de corpo e alma neste longos e eternos anos. Pois quem dizer que o Porto sem Pinto da Costa era um clube melhor, não estão só a mentir como a ofender toda a nação azul e branca.

      Por isso o meu desejo e pedido é que o Porto continue a seguir os seus pilares de rigor, disciplina, competência e paixão, logo que venham mais vitorias “cá dentro e cá fora” – porque todos nós queremos ganhar e foi isso uma das coisas que o nosso presidente nós ensino, foi a saber desejar sempre a vitória sempre e em qualquer altura. Mas não julguem que o Porto não era um clube que desejava a vitória, claro que o desejava como qualquer outro clube neste mundo. O que Pinto da Costa arquitectou uma cultura de nunca ter medo de querer ser “o maior”!

      Em todo o caso, hoje vou tentar fugir às patéticas e desacertadas comparações que por estes dias se tem feito entre o nosso Presidente e o chefe do bando da luz, algo que me repugna porque comparar Pinto da Costa a Vieira é o mesmo que comparar um engenheiro e um trolha – não faz sentido, pois entre um e outro a um fosso de vitórias, títulos, sabedoria e êxito. E para história vai ficar os números em 1000 jogos de Pinto da Costa de 723 vitórias, 184 empates, 92 derrotas, já para Vieira fica os 10 anos de êxito do Porto e de sucessos…

      Mas se há algo que eu gostei esta semana foi de após um susto contra o Estoril (que felizmente não se tornou pesadelo), de reunir a nação portista e, homenagear os melhores dos melhores. Foi uma festa à Porto, com qualidade, emoção e o concretizar do início do caminhar para tri. Porém algo que acho que devia ter sido mais destacado é o trabalho das modalidades, apesar de não ter sido um ano excelente (pois nem tudo deu certo em 2011/2012 como o Hóquei e o próprio Basket – mas isto é tema para conversa mais dilatada).

      A verdade é só uma, este fim-de-semana reforço mais uma vez o cunho e sucesso de Jorge Nuno Pinto da Costa na frente do agora melhor clube de Portugal “dentro e portas e fora de portas”, mas não me quero perder em adjectivos para qualificar o que já muito exaltaram ou louvaram, ao ponte de me parece já ser difícil e até impossível encontrar forma de elogiar aquele que se superou e colocou a nação portista no top – representando uma região e a oposição contra o centralismo que seca Portugal e as suas gentes. Posso assim dizer que Pinto da Costa não me inspira apenas como o number one mundial nas suas funções, também serve de exemplo cívico e honradez. Mas a sua arte é sem dúvida antever o que os outros só compreendem anos-luz depois, foi assim que com Pedroto iniciou o caminho a seguir, que contra as marés negativas tem conseguido escolher entre as piores ondas aquelas que iriam guiar o Porto ao top do futebol e desporto mundial.

      É ao Pinto da Costa Presidente e Homem que devemos não dizer obrigado pelas vitórias e marca FC Porto que fez surgir (pois ninguém o diz obrigado), mas sim devemos agradecer por tudo o que fez e esperemos que continue a fazer com a ajuda de todos nós. Pois como dizem os meus amigos do grupo de portistas intitulados Guerreiros da Invicta: “Não é tripeiro quem quer mas quem pode” – E ser dragão, tripeiro ou até andrade
é estar nos melhores momentos, mas também saber continuar a apoiar ou amparar nos momentos menos bons.

      Parabéns Jorge Nuno Pinto da Costa! Venha mais mil jogos se faz favor!
Por: João Serra (colaborador)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!