A vencer desde 1893

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

E as modalidades ?


      Vou aproveitar este momento de calma no futebol azul e branco, para abordar um tema que inquieta desde o início da época desportiva.
 
      Contundo, não nos podemos esquecer que estas duas semanas são essenciais para que o Porto se continue a assumir como uma equipa já apelidada de supernatural….

      Por isso o melhor é dizer: Calma, que isto é só o início!

      Pois depois de um jogo com nota artística frente ao um adversário europeu, seguiu-se uma vitória segura e firme frente a um cada vez maior candidato ao título. E tudo isto já mesmo no final, enquanto lampiões já envergavam as mãos de contentamento, a pensar em voos altos demais para as suas pequenas asas.
      Mas apesar de seremos a melhor equipa até ao momento da Champions, de sermos o melhor ataque e defesa da nossa liga e de continuarmos a correr em todas as frentes na dianteira do pelotão – Temos é de ter calma, que isto é só um inicio positivo que queremos que tenha um grande final!
Até agora, temos de pensar, que só fizemos a nossa obrigação. Uma equipa à Porto tem de ganhar tudo contra tudo e contra quem seja.
      É certo que bem podíamos estar a elogiar a atitude supercompetitiva da equipa, a forma como temos sido regulares e demonstrado sermos um grande colectivo e o facto de este Vítor Pereira versão 2ª época ser cada vez mais um treinador à Porto. Mas esses elogios devem ser guardados para o fim da época, quando tivermos o nosso (tri )campeonato numa mão e quem sabe algo mais também.
Só nos resta continuar a dar o nosso apoio e, continuar a enfrentar cada adversário como se fosse o último.

      Porém se no futebol até agora tudo corre pelo melhor, qual a realidade das nossas modalidades?
Num ano de reestruturação da organização das modalidades de pavilhão, podemos dizer que com pouco estamos a conseguir manter a exigência da marca FC PORTO.
      O Andebol esta a um ponto do primeiro lugar e, tem mantido a atitude típica e invulgar do seu (grande) treinador (execepção do jogo último jogo europeu, mas vamos acreditar na reviravolta na eliminatória).
      O Hóquei também não esta em primeiro lugar, mas esta apenas as 2 pontos do actual líder Barcelos, mas ainda esta na fase da época o que mais interessa é manter os níveis de competição e preparação física altos de forma a encarar a fase final da prova na melhor forma.
Contundo apesar de estarmos claramente (e como não podia deixar de ser) na luta pelos títulos ) e de continuarmos ser uma das melhores equipas das modalidades onde participamos, a verdade é que se sente um sentimento agridoce Uns pela falta de modalidades como o Basket e outros por sentirem que a mística do FC Porto nas modalidades já foi mais forte.

      È certo que nestes anos perdemos modalidades como o voleibol ou o basket e que os adeptos têm pedido (ainda sem efeito) novas modalidades como o futsal.
Porém o Porto quer apostar na excelência, por isso quer conservar o que tem e tentar num futuro alargar os seus horizontes. O caso do Basket é um exemplo disso, o Mocho Lopes este ano não vai poder ser o melhor treinador em Portugal (dos seniores), mas vai preparar longe da ribalta uma organização e sistema que (para o ano quando o Porto voltar a jogar) se apresentar como uma equipa à Porto.
      É assim preferível ter uma boa equipa à Porto, que manter equipas que não nos representem ao mais alto nivel.
      Mas é nosso dever reflectir perante factos como:
• O porquê abandonar uma modalidade histórica como o Basket num ano onde se gastou para a formação da equipa B de futebol praticamente o equivalente a todo o orçamento para todas as modalidades (?)
• O que dizer quando se fala de problemas financeiros nas modalidades (nomeadamente nos salários) quando o a equipa de futebol apresenta o maior orçamento do futebol português (e até 2012 cada vez maior);
• Será que movimentações junto dos “tachos” das federações afectam a organização do Porto;
• Será normal um presidente de uma federação (caso do Basket) que em princípio deve ter a postura de moderação do depsorto atacar um clube diariamente com acusações, calunias ou provocações a jogadores, treinadores ou dirigentes?
• Portugal é um país tão pequeno que só tem capacidade para suportar um desporto (o Futebol)? Então o porquê dos bons resultados internacionais das selecções de Atletismo, Futsal, Hóquei ou Andebol?
• Será a crise financeira desculpa pata tudo, ou existe em Portigal falta de políticas de incentivo ao desporto que se manifesta na organização desportiva dos clubes?
• Qual a utilidade de construir um “super pavilhão” senão existe já modalidades à sua altura?
• A aposta na formaçãoé em vão? Ou apenas serve para aumentar as receitas?

      Em todo o caso, é continuar à apoiar o que temos e desejar que o Basket, Volei ou o Futsal voltem de novo ou sejam criadas – e que sejam equipas que diginifiquem as camisolas.
      Por isso em vez de criticar ou protestar é ir para o Dragão Caixa e gritar, cantar, sofrer e festejar por todas as nossas equipas seja qual for a modalidade (ainda mais quando se esta numa fase decisiva dos jogos europeus) …
      Mas aí é facil, basta seguir o exemplo da malta apelidada entre dragões ou tripeiros como os “Maluquinhos das Modalidades, essa malta representa o clube em todo o lado e são dignos do nosso agradecimento pelo trabalho e sacrificos que fazem pelo nosso Porto.
      Eles sim, são o verdadeiro adepto à Porto, que de manhã vai dar força ao pessoal do Hóquei, à tarde vai ter com a equipa de Andebol para lhes dar apoio e à noite acaba em pleno Dragão a gritar por mais um golo de Moutinho& companhia…

Por: João Serra (colaborador)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!