A vencer desde 1893

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Entre o Porto Europeu e o Decreto


      1.  A semana passada após uma grande exibição contra o Marítimo, ainda fomos a Kiev buscar o apuramento e uns milhões aos oitavos da champions e finalizamos tudo com uma vitória segura frente a uma Académica ultra motivada.
      A verdade é que esta época com mais ou menos qualidade o nosso Vítor pereira tem sabido puxar dos galões e tudo tem saído bem. Só falta um “exame final” ao Iturbe e acho que para o Natal o melhor é pedir ao nosso presidente que arranje um jardineiro de jeito ou então um novo relvado. Este relvado que temos não é de acordo com a qualidade da marca FC Porto e, também explica o porquê do mistério de sucessivas lesões dos nossos jogadores.
      Mas verdade é que são poucas as equipas desta Europa a classificarem-se em apenas 4 jogos para os oitavos de final da Champions e, ainda mais quando somos a única equipa invicta na Europa dos melhores!
      Porém o melhor é continuar (a sonhar) com os pés no chão, por isso vamos guardar os elogios para o fim (que isso de festejar antes do tempo e dos títulos chegarem é coisa de lampião.
Porém não vamos esquecer o que disse Vítor Pereira, que ainda não tínhamos nada do que és capaz de fazer. Ficamos assim à espera...

      2.  Mas a semana passada no mundo do futebol esteve ainda em discussão a imposição pelo Decreto-lei 216/2012 do fim do policiamento obrigatório nos jogos de futebol do escalão juvenil e inferiores. O que levou a associação de futebol de Lisboa a cancelar todos os seus jogos distritais, em jeito de greve.
      Ao que parece a situação foi resolvida provisoriamente com a aplicação de um regime transitório até ao final da época. Porém os problemas que este Decreto provoca apenas foram colocados em pausa, pois para o ano com a sua entrada em vigor total esses problemas vão surgir de novo.
Mas toda a história desta semana atrás do decreto fez me pensar alguns pontos curiosos:
 -Será que quem fez a lei não conhece a realidade do futebolü português? Pois pensar que violência e tensão só estão presentes no futebol profissional é de alguém que nunca foi ver um jogo das camadas jovens.
 -Qual
a utilidade da lei? Redução de custos? Acho que não, o encargo policial é uma parte paga directamente pelos clubes e outra parte paga indirectamente também pelos clubes.
 -Para o ano vou gostar de ver como será os jogos entre as das
ü camadas jovens do FCP e 5LB ... Pois a presença de polícia sempre era uma forma de conter os animos.
 -Quem ganha com a lei? Os
ü policias perdem o bónus salarial, os clubes poupam um pouco mas perdem em segurança e, muitas vezes terão de recorrer a segurança privada para certos jogos.
 -E o porquê desta solução provisória e atrapalhada? A birra da AF Lisboa deu resultado, parece que ainda estão vivos alguns fantasmas daquele futebol oculto de 60 e 70.

      Porém uma coisa é certa, para o ano as autoridades e reponsáveis deste país não se podem queixar se ocorrer alguma desgraça!

      Em todo o caso, o que interessa é o jogo jogado!
      Por isso é bola para a frente e Porto (tri
)campeão…
 
Por: João Serra (colaborador)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!