A vencer desde 1893

sábado, 6 de outubro de 2012

Um clássico é sempre um clássico


      Após uma semana europeia onde só o nosso Porto e o Braga conseguiram pontos para a representação lusa nas competições europeias, parece que as coisas aqui para os clubes de Lisboa não andam lá muito famosas (ou melhor famosas até andam, mas não é pelos melhores motivos).
Mas desta jornada europeia podemos tirar algumas boas conclusões, uma é que o FC Porto continua a ser a única equipa portuguesa que dá cartas na Europa e, outra é que o Braga parece estar a ganhar experiencia europeia e a afirmar-se assim como um clube de bom nível europeu.
O certo é que o Porto contra o temido milionário PSG conseguiu dominar e só faltaram foi mais golos, desta forma parece-me que podemos “sonhar” (com os pés sempre no chão) com boas noites europeias no Dragão. Porém apesar das vitórias europeias de Braga e Porto o destaque foi para aqueles que nada conquistaram a não ser um resultado negativo.



       Acho que as vitorias devem ser sempre mais destacadas que as derrotas, mas pelos vistos o facto do Benfica ter sido durante 90 minutos um espectador do treino do Barcelona na Luz tem mais destaque. Sobre esta derrota da equipa da águia não quero muito falar, pois os jogos destes a mim pouco me interessam. Mas acho perante o que estes tem dito para se desculpar ou perdoar a derrota (que os deixa com apenas um ponto em seis possíveis), como terem perdido apenas porque jogaram contra a melhor equipa do mundo e que até conseguiram não fazer má figura.
Ora bem, acho que estes argumentos só mostram uma coisa, que o Benfica é uma equipa com uma mentalidade pequena e que de facto não tem o pensamento dos campeões. Pois quem é realmente grande joga sempre com a mesma força e espírito de vencer contra seja quem for, o jogar com o Barcelona não é desculpa para nada – e esse tipo de discurso é típico das equipas pequenas. E para comprovar o que digo basta ver o jogo do ano passado entre o Porto e o Barcelona, onde o Porto perdeu também por 2-0 mas teve sempre uma atitude de igual para igual –coisa que os lampiões não mostraram, muito pelo contrário.

       Já em relação ao clube dos lagartos as coisas são mais negras, não só foram humilhados por um equipa muito inferior, como anda ficaram sem o seu treinador e entregues a uma crise que a meu ver já é do tempo da saída do Domingos. A mim não me surpreendeu a saída do Sá Pinto do cargo de treinador, sempre me pareceu que lhe faltava experiencia, pois é muito diferente ser treinador de um clube (ainda) grande do que ser treinador adjunto do Leiria durante menos de 6 meses e ser treinador dos juniores. De qualquer forma, o futuro do SCP será sempre incerto, e opção mais viável será mesmo um estrangeiro para o lugar de treinador, mas isso é assunto para os lagartos tratarem entre si à sua boa moda.

       De qualquer forma, o certo é que domingo temos um FCP SCP , ou seja um clássico. E um clássico é sempre clássico, ou seja quer sejam as circunstancias um jogo entre rivais é sempre um jogo grande. Por isso é bom que o Porto não entre de peito feito, deve olhar o SCP olhos nos olhos e fazer tudo por tudo para vencer. Caso o Porto olhe para o SCP não como rival, mas como um clube em crise e de fracas aspirações, poderá entrar em campo não como uma equipa a querer vencermos como uma equipa que não esta concentrada 100% no jogo. E poderá cometer o mesmo erro que cometeu frente aos pupilos do Nuno Espírito Santo.
Por isso, como um clássico é sempre um clássico , o Porto tem de entrar com a mesma atitude de vencer e de garra que revelou frente ao PSG .

       Foi assim uma semana de sucesso para nós Portistas, vencemos uma equipa de grandes jogadores onde mostramos sermos grandes e os nossos rivais de Lisboa conseguiram nos fazer rir com os seus desastres e circos habituais.
      Espero só que a semana acabe também da melhor forma, para isso o Porto só tem de ser Porto - apresentar se este domingo com rigor, disciplina, competência e paixão (os quatro pilares do FC Porto segundo o nosso Presidente Pinto da Costa).
 
Por: João Serra (colaborador)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!