A vencer desde 1893

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Nada melhor para animar que a Champions



-Antes de mais falemos das ocorrências do fim-de-semana

Mas antes é de notar que após uma semana passada dominada pelos regabofes dos loucos vermelhos de Lisboa, que para esquecer a sua lastimável defesa e apatia do ataque perante a
Académica de Coimbra (equipa essa que na época passada venceu algo mais importante que a Taça da Liga) andaram a denunciar os esquemas dos senhores do apito (típico do menino queixinhas) e resolveram se revoltar (talvez os poucos lampiões com um mínimo de inteligência) contra o Kadaffi da Luz (noticia essa como Portista não gostei pois sou um apoiante acesso da continuidade no 5LB )
Foi assim uma semana (a passada) onde a única equipa que jogo bom futebol e venceu bem foi o FC Porto, mas foi a equipa menos falada – nos habituais programas da especialidade a vitória do FCP em comparação com os jogos dos aflitos vermelhos e lagartos teve apenas 4 a 5 minutos de (pouco) destaque.
Já esta semana, após um fim-de-semana que parecia que ia correr com normalidade onde o Porto se deixou escorregar e logo apanhar na liderança, a história foi outra e ai o Porto já esteve em destaque e foi alvo de todos os ataques.
Ou seja, quando o campeão ganha não se fala, quando perde pontos é o tema principal (algo que não tinha problema caso não fosse esquecido todo o trabalho já feito até ai).
Porém isso pouco importa, só mostra a forma como o Porto continua a ter de remar sozinho contra as marés do centralismo de Lisboa.
O certo é o que aconteceu em Vila de Conde tem de servir de lição o Porto tem de estar acordado em todos os jogos com a mesma vontade de ganhar. O Porto pode até ter sido prejudicado por erros do senhor do apito, mas temos de ser realista (porque isso também é ser Porto) e a verdade é que no passado sábado os nossos jogadores e técnicos não fizeram tudo por tudo (como deviam) para conquistar os 3 pontos.
Espero entanto que esta época que não seja necessário o nosso líder, Jorge Nuno Pinto da Costa, descer até aos balneários para colocar o plantel em ordem e avisar que no Porto a camisola é para estar suada no final de todos os jogos (pois um erro ao início se aceita e poderá ser desculpável, o repetir do erro uma segunda fez ainda é tolerável mas um terceiro errar já não é de todo aceitável)

-Em relação à saga Champions:

Parece-me que esta semana a história é e vai ser outra em qualidade, talento e ambição, tudo apimentado com a visita do Barcelona e do PSG ao nosso país.
Desde logo, Portugal nestes 2/3 dias vai ter no seu território a equipa que mais gasta no mundo PSG ) e as duas equipas que mais ganham na Europa e no mundo (nem é preciso identificar).
A diferença entre os jogos das duas equipas mais vitoriosas do mundo são que em relação ao Porto este terá um adversário com estrelas ao seu nível, já o Barcelona teve um adversário que não lhe chega aos calcanhares, nem mesmo em modo de treino e com a equipa de Carnide (com sede no bairro de Benfica) preocupada não a tocar na bola mas em atingir os jogadores (que jogavam à bola) do Barcelona.

De qualquer modo, os jogos dos outros pouco me interessam, apenas servem para de rir um pouco, pois se são tão bons e injustiçados internamente porque não conseguem se afirmar num palco neutro como é a Champions (?)
No jogo do Porto contra o PSG o esperado é entrar em campo para vencer, mas algo que é importante e necessário é revelar uma atitude de campeão (à Porto). Uma má exibição e uma não vitória não é tolerável, uma vitória é aceite (mas o Porto tem de querer tentar sempre ganhar bem) já uma não vitória mas uma exibição digna de uma equipa à Porto é o melhor que se pode ter na altura de escolher entre o desastre ou o menos bom.

P.S.: Do jogo realizado na passada 3ª Feira no nosso salão de festas fica a nota do “melão” sentido pelos comentadores de serviço na TVI, em expressões como “O futebol do Barcelona já cansa (…) e não encanta”.
Nota curiosa é que ao longo desse jogo parecia que nem estava a jogar (e a ganhar) outra equipa Portuguesa (que por sinal esta época já contribuiu mais na representação de Portugal na UEFA mais que o clube dos lampiões).
 
Por: João Serra (colaborador)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!