A vencer desde 1893

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

15 (longos) minutos !


      Na véspera do passado fim-de-semana a noticia que se destacava nos jornais, nas “conversas de café” e que era capaz de ofuscar noticias como “O regresso de Portugal aos mercados” era só uma: O Porto estava em risco de ser excluído da Taça da Liga.
Algo ainda mais caricato, quando essa possibilidade de exclusão desta prova se devia à utilização pelo FC Porto de 3 jogadores no jogo contra o Vit. Setúbal sem respeitar em absoluto o limite de 72 horas, por apenas 15 minutos.

      A partir desta situação, em acompanhamento com esta notícia os pseudo comentadores da bola elaboram e interpretaram de imediato teses de amadorismo, de manipulação ou como um sinal de que a organização do FC Porto não era perfeita (tendo se mesmo posto em causa a qualidade e eficácia da organização e estrutura portista).
      A meu ver, é óbvio que uma situação destas não pode acontecer num clube como o FC Porto e, é algo que não se espera que aconteça ao único clube em Portugal que construiu uma estrutura (elogiada internacionalmente pelos melhores) que sustenta as suas equipas, apenas ao nível das melhores equipas dos melhores campeonatos europeus.
Porém o caso ocorrido, tem particularidades que desfiguram um erro que podia ser fatal e grave em algo que vai no sentido (desprezo total a nivel nacional) da Taça (menos relevante) da Liga.

      Contudo, em relação a essa violação das 72 horas, é certo que em sentido absolutamente literal existiu um desrespeito de 15 minutos desse limite. Porém esse limite foi introduzido pelo legislador com a finalidade de proteger a integridade física dos atletas e a intenção do legislador com a inscrição das 72 horas vai no sentido de que entre a utilização dos atletas num jogo deva existir um intervalo de um mínimo de 3 dias de forma a garantir essa proteção aos mesmos.
      O FC Porto acaba assim por não violar a finalidade e espírito da lei, não coloca em causa a integridade física dos seus atletas (não era por mais ou menos 15 minutos que a situação se alterava) e, também não existe motivos para sustentar a atuação do FC Porto como sendo de má-fé (muito pelo contrário).

      Não é assim claro que o FC Porto tenha violado em absoluto a lei na sua finalidade, todavia se merece ou não alguma sanção é as autoridades competentes (que deviam ser) isentas que o devem julgar. E não jornais ou pseudo comentadores e muito menos clubes (de aplaudir a forma isenta e sem oportunismos do presidente do Setúbal).
      Porém este episódio é mais uma marca hilariante da curta história da taça Lucílio Baptista. De estranhar que todos estes episódios acabam sempre por agradar apenas e sempre a uns (deve ser coincidência!) …
Por outro lado, esse grande jornal A Bola mais uma vez acaba por optar por trabalhar sem verificar todos os acontecimentos, gostava de ver este jornal a acompanhar a notícia que apresentou na passada sexta-feira com a contagem do respeito por esse limite de todos os jogos ocorridos (em especial um certo jogo do dia 9/1).
      Parece-me assim que o sentido que os Portistas têm é só um: deixem lá a Taça da Liga e vamos falar de coisas sérias (como por exemplo o facto de em Portugal haver falta de árbitros dado que ultimamente nos jogos grandes os árbitros chamados a jogo não são internacionais e apresentam sinais e amadorismo puro nem visto nas divisões secundárias). 

      Subscrevo assim o que já foi dito neste blog: “Porque é que não dão a Taça da Liga já a quem têm a dar? E resolve-se já ao assunto…”

Por: João Serra (colaborador)

2 comentários:

  1. Caríssimos, vivo em Coimbra. Não posso afirmar-me PORTISTA. Falta-me aquilo que genuinamente voces têm, não só geográficamente. Vivem o clube no Estádio, no pavilhão, usam os vossos direitos como sócios.
    Sou adepto? Absolutamente!
    Visto a camisola no “confronto” com os adversários.
    Mas, não tenho a minha voz nos sítios certos…
    Por isso vos peço: Acreditem na força do clube Futebol Clube do Porto.
    Uma força de união, carácter e vontade.
    Não qualquer força bruta e esmagadora sobre todos os que dignamente partilham uma qualquer actividade desportiva.
    Existe orgulho mas não preconceito.
    Onde se deseja e proclama a vitória, reconhece-se que alguém foi derrotado.
    Nunca porque os derrotados são “gente” inferior, mas porque no confronto o FCPorto conseguiu ser melhor. Dentro do espaço - das quatro linhas!
    E no fim respeita os adversários vencidos.
    Todos?? Tem sido assim, mas TEM DE ACABAR !
    Cada vez aumenta mais em mim o sentimento que tanto desprezo: REVOLTA
    Não admito violência, nem suportaria qualquer adepto do clube FUTEBOL CLUBE DO PORTO muito menos alguns evidentemente identificados como responsáveis fazê-lo.
    Não esqueço os maus exemplos do nosso adversário SLB. E por isso são maus exemplos que felizmente não colhem frutos nestas bandas.
    Mas porque razão esses exemplos vêm na sua quase totalidade só de um adversário?
    A minha resposta simples: Muito raramente têm conseguido ser melhores, sobretudo têm dentro tamanha basófia e preconceito.

    Ontem, perdi (ganhei porque (re)conheci a maldade) muitos minutos a ver e gravar os programas de comentadores do futebol.
    Senti-me mal, como verdadeiro adepto do Futebol Clube do Porto, em ver e ouvir esse gordo João Gobern destilar tanta perfídia e mentira. Mais ainda porque o Miguel Guedes não conseguiu estar á altura de vestir a NOSSA camisola. À muito que não lhes ligava. Acerca do Miguel e quando ele substituiu o Rui Moreira via nele pessoa capaz de retorquir com esclarecimento e objectividade. Para mim poderia estar ali alguém capaz de desmascarar as mentiras e enaltecer as verdades.

    Mas não era só nesse.
    Num tempo que é Extra (pudera, uma estação reservar um monólogo durante tantos minutos a esse Rui Santos, tem de ser mesmo EXTRA longo…) foi mais do mesmo.

    E o tema até à exaustão era a despromoção da Taça da Liga. Pedro Proença e o jogo em Setubal!!!
    Que enorme chorrilho de pouca vergonha!

    Isto não é mais do aquilo que o caro Vila Pouca (nunca soube se este é o seu nome, mas também não importa) tem vindo a dar espaço e destaque aqui nesta página. E muitos outros PORTISTAS o fazem.
    Mas tem que ser feito ainda mais!

    Renovo o meu pedido.
    Usem tudo aquilo que está ao vosso alcance para desmascarar estes abutres indignos.
    Apoiem o CLUBE e ajudem-no a conseguir mais esta vitória.
    Chamem-me a escrever a minha REVOLTA, gritem no Estádio, exibam mensagens no Estádio, exigam a quem está próximo do Clube que responda.
    Não um comentário on-line na página oficial ou no facebook.
    Apelem à nossa SAD.
    Declarações sustentadas na comunicação social.
    E depois que se sacrifiquem com sentido e rigor na busca das condições ideais para a equipa de futebol conseguir a vitória NESTE campeonato!

    Repito alumas palavras do NOSSO treinador:

    “Às vezes leio críticas em que baixamos de qualidade, de ritmo, mas é preciso analisar correctamente as situações…”
    “Satisfeitíssimo, vejo a equipa a vir de um período em que teve de lidar com muitas condicionantes e foi ganhando jogos com personalidade, com qualidade, com carácter e aqui estamos na frente do campeonato e à espera de elevarmos a qualidade, de continuarmos agressivos, de continuarmos concentrados e de chegarmos no fim em primeiro lugar, que é esse o grande objectivo da época.”

    Luis Manuel (Coimbra)

    Deixei este comentário no Vila Pouca, na porta 19, e tentarei noutros PORTISTAS.
    Estou imensamente REVOLTADO.
    Acho que definitivamente perdi o respeito desportivo, embora o(s) clube(s) adversários enquanto instituição mo exigem. Mas esta gente!!! Pouca vergonha !!!

    Hoje será o primeiro dia do resto do NOSSO campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostava de dar uma opinião sobre o caso da possivel exclusão do FcPorto da taça da liga. O FcPorto B, jogou no dia 6 às 16 horas com a Naval.A mesma hora o Benfica B, jogava com o Santa clara e utilizou o jogador Kardec. No dia 9 oFcPorto jogou com o Setubal às 17 horas e o Benfica jogou com a Academica às 20 horas e utilizou de novo o jogador Kardec. É certo que o jogador do benfica teve as 72 horas de descanço, mas o horário do jogo do FcPorto tendo sido IMPOSTO, é normal que duas equipas disputando as mesmas competições tenham tratamentos diferentes e uma possa utilizar quem entender e ao outra não ??? A dita verdade desportiva não sai beliscada ??? A necessidade de avançar o jogo por interesses televisivos não tem fundamento, visto poderem ter programado o mesmo para as 17h15 ou 17h30 e já não havia probléma algum. Gostava de conhecer a vossa opinião. Cumprimentos.

      Eliminar

Opine!