A vencer desde 1893

terça-feira, 24 de abril de 2012

Moutinho: O português sobrevivente no onze


      Depois das "saídas" do onze inicial de Varela e mais recentemente do defesa internacional português Rolando, Moutinho é por esta altura o único jogador português titular no onze de Vitor Pereira. E se nada de estranho se passar com o camisola 8 dos dragões, por lá vai continuar nos próximos tempos. E este sim, é um jogador à Porto !

      Quando ouvi falar da sua contratação, fiquei surpreso. Foi um amigo que me falou disso num sábado pela manhã, ainda me lembro bem. É brincadeira, pensei na altura. Não era. E ainda bem. É que João Moutinho é um caso único no que diz respeito a médios centro portugueses ( não é por acaso que é um indiscutível na seleção ) com a inteligência e o espírito de equipa e de controlo das situações de jogo a mostrarem que é um dos melhores jogadores portugueses da actualidade.

Feito num 8 por Villas Boas


      Curiosamente, João Moutinho assumiu no FC Porto uma posição que nunca (ou raramente) fez no Sporting, ou seja, a posição "oito". De facto, os leões, no período em que João Moutinho esteve em Alvalade, jogaram quase sempre em 4x4x2 losango, com o actual jogador do FC Porto a actuar principalmente no vértice ofensivo ou a interior direito, ainda que também tenha efectuado alguns jogos a interior esquerdo e no vértice mais defensivo do losango.

      No entanto, as características de João Moutinho fazem com que seja ali mesmo, com um trinco nas costas e um "dez" na sua frente, que o internacional português mais renda, pois é a posição ideal para explanar o seu futebol de inteligência posicional, excelente pulmão e fantástica capacidade nas transições defesa/ataque e ataque/defesa.

      Na verdade, sempre faltou criatividade a João Moutinho para se assumir como um "dez" puro e capacidade física e de recuperação de bolas para ser um médio-defensivo, sendo que quando jogava descaído para uma das alas, dava sempre a ideia que não estava no melhor local para capitalizar todas as suas capacidades. Assim sendo, louve-se a capacidade de André Villas-Boas em colocar o internacional português no local onde, na verdade, ele mais rende.

Moutinho: 1,70m de talento puro


      Se me pedissem para descrever este jogador numa só palavra, a que eu escolheria era: humildade. E foi com essa humildade que Moutinho conquistou desde logo uma empatia imediata com os adeptos, com uma das claques a fazer-lhe logo uma música especial. Moutinho é um jogador que se tiver boas hipóteses de melhorar o jogo da equipa com um passe, fá-lo. Se a probabilidade de perder a bola é mais elevada, continua com ela junto aos pés até descobrir uma nova falha na armadura adversária ou roda a bola para trás para outro colega prosseguir a jogada. E que gosto me dá ver o João ali no meio, com o número oito nas costas, a aplaudir o bom trabalho do colega, sabendo que muitas vezes foi ele que o criou. É uma honra, João, ver-te a jogar.E se há um Xavi português, ele é João Moutinho. E é do meu clube, o que ainda me dá mais orgulho. Que continues por cá muitos anos.

Um futuro que só pode ser risonho

      Apesar de já parecer um veterano pelos anos que já leva de futebol profissional, não nos podemos esquecer que o actual jogador do FC Porto tem apenas 25 anos. Internacional português por 40 ocasiões, e já com quase 400 jogos nas equipas principais do Sporting e FC Porto, o algarvio tem todas as condições para chegar a números impressionantes, pois, atendendo à posição onde joga, é previsível que se tudo correr normalmente e sem lesões graves, João Moutinho ainda tenha mais dez anos de futebol pela frente.

      Assim sendo, prevê-se que João Moutinho ainda tenha margem para continuar a encher a sua carreira de sucessos colectivos e individuais, afastando-se cada vez mais da imagem de "Maçã Podre" que, em tempos, lhe tentaram colocar e aproximando-se cada vez mais do perfil do "jogador à FC Porto", que é como diz Pinto da Costa, um jogador determinado, ambicioso e, acima de tudo, um vencedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!