A vencer desde 1893

sábado, 17 de dezembro de 2011

Dragão de cebolada


      O campeão de inverno mora no dragão. Cristian Rodriguez aos 80' minutos e Briguel num auto-golo aos 83´minutos garantiram uma vitória dos dragões por 2-0 esta noite, frente ao Marítimo. Deste modo, o Porto termina o ano de 2011 na liderança do campeonato.

      Mas não esteve fácil. Com uma primeira parte sem grandes oportunidades, a melhor pertenceu no entanto a Belluschi, que conseguiu fazer pior que Peçanha ( o que era difícil ).  Recebeu a bola passada distraidamente pelo guarda-redes do Marítimo, avançou para ele completamente isolado e quando já se gritava golo, o argentino devolveu-lhe a gentileza. Mau demais pra ser verdade... De resto o 7 do Porto fez um bom jogo no geral e não se deixou afetar por este pequeno (grande) precalço.

      Para a segunda parte, mais uma vez não se entende este Vitor Pereira, tirar James do jogo? Só pode ter sido por alguma lesão (quero mesmo acreditar nisso)... mas não vou bater mais na mesma tecla, pelo menos hoje não me apetece... adiante.   

      Com a entrada de Kléber, mais uma vez a equipa melhorou. E não, ainda não consigo compreender este sistema sem um ponta de lança de raiz. Com várias tentativas de golo falhadas, e muitas delas por "culpa" de um Peçanha que se exibiu a bom nível esta noite, principalmente numa defesa a um cabeçeamento de Kléber ( lá está ) onde o guardião brasileiro fez uma defesa brilhante e quando já se desesperava por um golo ( por esta altura, já mais que merecido), eis que apareceu a dez minutos do fim, já numa fase de desespero parcial, um herói improvável: Cristian Rodriguez. O jogador que acaba contrato em Junho e cuja saída é dada como adquirida já em janeiro, pode ter mudado tudo com este golo. Ou então não. Seja como for o que é certo é que esta Cebola, fez chorar muitos que já espreitavam uma possivel escorregadela do campeão. Azar o deles...

      Em suma, esta é uma vitória justíssima frente a uma equipa que, mesmo jogando com 11 jogadores durante quase toda a primeira parte, apenas se limitou a defender e que coloca o Porto no 1º lugar do campeonato. Para ter sido perfeito era só aquele remate do Iturbe, já quase a fechar o encontro, ter levado a direção da baliza. Era bom para o miúdo que se vestiu pela primeira vez a camisola do Porto no Dragão, seja como for é uma noite para o prodígio argentino recordar... E já agora um desejo do Tertúlia Portista para 2012: Hulk: Mais clarividência e mais concentração. É uma pena que um talento como o Incrível não jogue tudo o que sabe por pura desconcentração e falta de clarividência... de resto é só deixar o talento natural sair... naturalmente, claro está !

1 comentário:

  1. Bom dia,

    O FC Porto alcançou ontem uma importante vitória antes da pausa de Natal e Ano Novo, que lhe permitiu reforçar a posição de líder.

    Antes do início da partida houve a merecida homenagem à Diva dos Pés Descalços, Cesária Évora, grande portista, que em alguns concertos por esse mundo fora envergava o cachecol azul e branco.

    O jogo iniciou-se com um Porto de ataque, que sabia bem o que queria da partida.
    O miolo do nosso meio-campo estava em grande nível.
    Fernando com uma pressão alta, não permitia ao Marítimo sair. Moutinho fez na minha opinião o melhor jogo da época, sempre muito bem a construir lances ofensivos. Belluschi apareceu uns furos acima das suas exibições anteriores, tendo o argentino efectuado uma excelente segunda parte.

    Cedo poderíamos ter alcançado o golo, mas Peçanha foi impedindo que a bola entrasse.
    Também a nossa inépcia não permitiu o golo mais cedo ... inacreditável a perdida de Belluschi. Também Duarte Gomes, um péssimo árbitro, deixou por marcar um penalti claro sobre Belluschi.
    Mas os nossos atletas não se deixaram ir abaixo, e VP através das alterações operadas, manteve a equipa dinâmica, pelo que o golo surgiu naturalmente.

    O resultado foi escasso face ao jogo produzido. Mais uma vez fica provado que nos falta um goleador.

    Nota positiva para Djalma, que táticamente é um jogador disciplinado, trabalhador e sério. Penso que dada a qualidade das nossas alas, Djalma não tem espaço de manobra na equipa, porém ontem surpreendeu me a sua adaptação a defesa direito. Se VP trabalhar o angolano, quem sabe não estará ali um bom defesa direito, pois como disse tem qualidade técnica e tática.

    Nota também positiva para Iturbe, um jovem de quem esperamos muito. Trata-se de um jogador irreverente que não tem medo de partir para cima do adversário. Pode ser em 2012 a nossa grande arma.

    Agora com a reabertura do mercado de inverno, vamos aguardar o desejado ponta de lança, para que possamos atacar 2012 com redobrado optimismo.

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar

Opine!