A vencer desde 1893

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Adivinha quem voltou


      Ao que tudo indica, Kléber deve voltar ao onze titular dos dragões, no jogo da 11ª jornada da Liga, em Aveiro, frente ao Beira-Mar. Depois de se ter visto remetido ao banco de suplentes na sequência do afastamento dos azuis e brancos da Taça de Portugal, em Coimbra, e das consequentes alterações promovidas por Vítor Pereira daí para cá, o brasileiro poderá agora beneficiar da vaga aberta com a lesão de Defour frente ao Zenit para regressar à titularidade. O que não deixa de ser curioso no entanto, é que Kléber tenha de "beneficiar" de uma lesão de um colega de equipa para poder entrar na equipa. E tudo isto é ainda mais curioso quando esse colega joga numa posição que nada tem a ver com a sua. Em principio um ponta de lança não está há espera de concorrer por um lugar na equipa com um médio centro, mas é o que acontece neste Porto de Vitor Pereira...

      Porém mais do que Kléber "beneficiar" com a lesão do médio belga, a meu ver pode benificiar toda a equipa do Porto, isto, claro está, se Vitor Pereira não decidir ( mais uma vez! ) inventar.

Hulk na direita e James a 10


      A ideia não é nova, mas também nunca foi experimentada, pelo menos de início em jogos oficiais. James no papel de médio mais ofensivo do tridente de meio-campo no apoio ao ponta de lança. E também não foi coisa que já não tivesse passado pela cabeça do treinador, uma vez que esta ideia foi testada durante a pré-temporada nas partidas com o Tourizense e Gutersloh ( numa vitória tranquila por 10-1). Neste jogo o colombiano jogou pelo centro, com dois médios mais recuados, uma ideia de jogo que se deverá repetir frente ao Beira-Mar, desta vez com a dupla Fernando/Moutinho.

      Sendo assim, esta opção de puxar James para o meio poderá ter em Kléber o principal beneficiado. E sabe-se que este Beira-Mar é uma equipa que defende bem, pelo que se precisa de gente na frente que saiba fazer a diferença. Com este novo desenho, Hulk volta ao seu lugar natural, ficando a sobrar uma vaga no ataque do Porto, que a meu ver deveria ser preenchida por Varela e não por Djalma, por duas razões principais. A primeira já aqui a referimos. Achamos que não faz sentido estar nesta altura a apostar num jogador que vai falhar todos os jogos do Porto em janeiro e com alguma sorte até meados de fevereiro, em virtude de Djalma estar ao serviço da seleção de Angola na CAN, já  a partir do dia 2 de janeiro. A segunda prende-se com o facto de ver até que ponto Varela é opção ou não neste Porto. E como achamos que Varela não desaprendeu de jogar de uma época para a outra, faz sentido nesta altura dar um voto de confiança ao internacional português até para se perceber se o jogador entra nas contas da equipa ou se é mais um nome transferível na reabertura do mercado de transferências.

Maicon continua na direita ?

     
      Quanto à defesa não me vou alongar muito. A imagem acima apresenta a nossa preferência quanto ao quarteto defensivo que a nosso ver, seria melhor para o Porto. Continuamos a achar que apesar de Maicon cumprir bem o seu papel na direita na defesa ( e pode ser uma alternativa em determinados jogos ) o Porto precisa de um lateral-direito mais dinâmico que possa contribuir continuamente no processo ofensivo dos dragões. E não nos passa pela cabeça que Vitor Pereira não aposte em Fucile para o jogo de Aveiro. E se VP continuar a apostar em Maicon para essa posição, então não faz sentido ter Fucile e Sapunaru no plantel e pelo menos um deles deve ser transferido em janeiro.

      Agora temos de ser campeões. Depois da decepção da "Champions" não nos passa pela cabeça outra coisa que não seja revalidar o título de campeões. O campeonato assume um papel vital nas ambições que restam ao Porto esta época, uma vez que a Liga Europa, pelo menos a meu ver, é uma prova sem sabor este ano. Uma coisa é ganhar a Liga Europa começando a jogar de início esta competição, outra coisa é entrar a meio na competição, porque não fomos suficientemente bons numa outra. É um prémio de consolação que a meu ver, não faz sentido e penso que a UEFA deveria repensar estas "repescagens" para a Liga Europa das equipas que acabam em terceiro lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões. É que para além de não ser justo para quem começa a competição de início é também pouco motivador para os grandes jogadores das grandes equipas. Ainda ontem Evra se mostrava envergonhado por ter de jogar a Liga Europa... é que nestes casos passa a ser mais um castigo aplicado pela UEFA do que propriamente um prémio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!