A vencer desde 1893

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Final de Gelsenkirchen foi há 8 anos


      Um ano depois da conquista da Taça UEFA, o FCPorto tinha a hipótese e, mais que isso, a esperança de ter a Europa novamente rendida a seus pés com a conquista da Liga dos Campeões. E para que esse dia chegasse, foi preciso suar muito e lutar arduamente, de jogo para jogo. Ainda se lembram da caminhada histórica? Não? Então recordem connosco.

      Foi ainda no saudoso Estádio das Antas que começou a luta pela conquista da Champions League 2003/2004. A fase de grupos começou com Real Madrid, Marselha e o Partizan. Nesta fase, o FCPorto conseguiu o segundo lugar, ficando o primeiro para o Real Madrid.
 
 
      As  fases seguintes da competição já não se disputaram no Estádio das Antas, uma vez que o Estádio do Dragão, houvera sido recentemente inaugurado.
No sorteio dos oitavos de final não podia ter saído pior equipa, equipa da qual o FCP não guardava boas recordações: O Manchester United. O Manchester era na altura o grande favorito e como tal, havia muitos que já eliminavam a nossa equipa, ainda mesmo antes de se jogarem os 180 minutos.
 

      Em casa, na primeira eliminatória, num jogo emocionante, o FCPorto conseguiu a vitória por 2-1. Seguiu-se Old Trafford na 2ª mão. Um jogo impróprio para cardíacos. A poucos minutos finais do apito final, com o Porto a perder por uma bola, resultado que nos eliminava da Champions, Costinha silenciou os Ingleses, que já à largos minutos faziam a festa, trazendo a vitória para a cidade Invicta. Ficou para sempre recordado o famoso sprint de Mourinho.


      Para os quartos de final teríamos que defrontar  uma equipa francesa. Desta vez teríamos pela frente os franceses de Lyon. Na primeira eliminatória, disputada no Dragão, o FCPorto venceu por 2-0, indo a França empatar por 2-2. Estávamos nas meias-finais e o sonho começava a tornar-se cada vez mais real.


      Eliminados os franceses vinha mais uma etapa crucial. Tal como nos oitavos, a meia-final ia ser o tudo ou nada rumo à final. E para que a final fosse possível teríamos que eliminar, desta vez, o Deportivo da Corunha, equipa que tinha acabado de eliminar o AC Milan, numa reviravolta impressionante. Porto e Corunha, cidades geograficamente próximas, ambas do norte da Península Ibérica. Esperava-se, por isso mesmo, uma grande meia-final. Com o empate a zero no Dragão, a segunda mão ficava mais difícil, mas um golo do ninja Derlei, de penalti, carimbou o passaporte á tão esperada final de Gelsenkirchen.

      26 de maio de 2004. Finalmente o grande dia. Como habitualmente acontece em grandes finais, e como já tinha acontecido na final de Sevilha,os Super Dragões e Colectivo uniram-se em prol do clube. Nada de novo, visto que em toda esta caminhada rumo à final, todas as coreografias foram feitas em conjunto. Lembra-se disto ?


      Quanto ao resultado final, palavras para quê ?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!