A vencer desde 1893

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Porto vs Málaga: Visto à lupa (Antevisão)


     
      É já esta terça-feira que o FC Porto passado dois anos volta a jogar os oitavos de final da Champions e, logo contra a equipa sensação da prova. Em teoria o Porto pela sua experiência, historial e prestígio é o favorito, porém favoritismos à parte (pois no futebol o favoritismo nada vale, tem de ser provado em campo) espera-se um jogo equilibrado entre duas das equipas que registaram na fase de grupos as melhores performances.É assim importante não subestimar o adversário e ter em conta que tem equipa para criar problemas ao bicampeão nacional.

      A principal preocupação de Vítor Pereira será a de estacar o meio-campo do Málaga no apoio deste ao seu ataque e nas suas saídas para o ataque – Fernando e João Moutinho serão determinantes para tal tarefa.
Dentro desta lógica, parece-me que a equipa que conseguir apanhar as segundas bolas será aquela que vai conseguir tomar conta do jogo – tendo em conta o plantel do Porto e Málaga será fundamentalmente um duelo de meio-campo.

      Em relação aos pontos fortes do Málaga devem ser referidos os seguintes ater em conta:
  • Isco é o jogador revelação (é a figura do Málaga e uma das revelações na Europa deste início de época). É o motor da equipa na “criação do seu jogo”, mas também o seu melhor marcador – finaliza o que os colegas da frente não aproveitam – por outro lado leva muitas vezes a que o jogo se centralize em si, o que abre espaços para outros colegas.
  • A velocidade e liberdade de Joaquin, acaba por impedir que o jogo do Málaga não afunile apenas para o centro e se abra para as laterias. (Trabalho esse também realizado pelo lesionado Eliseu)
  • Grande eficácia do passe (exemplo da boa visão de jogo) de jogadores como Iturra e Portillo – importantes no seu trabalho duplo de defender/pressionar à frente da sua defesa e de permitir o contra-ataque rápido.
  •  Defensa sólida e consistente e organizada, preocupa-se em defender (deixando o ataque para os homens da frente), daí que os seus laterais só avançam no terreno de jogo sempre com muita moderação. A defensa do Málaga é responsável por manter a equipa organizada e equilibrada (porém nem sempre funciona bem a jogar sob pressão alta), é ainda de destacar as exibições positivas do seu guarda-redes nos últimos jogos.
  • Cuidado com as bolas paradas - de destacar Demichelis como a principal ameaça no jogo aéreo e o posicionamento matreiro de R. Santa Cruz e de Saviola.

      Do lado do Porto, os jogadores que muito provavelmente se vão destacar e que vão ter o papel mais predominante ao longo da partida serão como já foi referido Fernando e João Moutinho - o primeiro no seu habitual papel de “bombeiro” (de parar a transição ofensiva da equipa adversária e de fazer o primeiro passe para o ataque do Porto, vai ser um jogo para o Polvo agir com todos os seus tentáculos), em relação a João Moutinho vai ter de ir apoiar Fernando nas suas tarefas (nomeadamente nos cuidados a ter com Isco) e vai ainda ser fundamental em lançar ritmo do ataque azul e branco.
Já em relação ao papel de Lucho, parece-me que este terá uma função idêntica à que teve na Luz, de ser a primeira linha no apoio a Jackson e de pressionar a saída de bola do Málaga. O seu posicionamento será importante para alargar as linhas e posicionamentos do Porto ao longo de todo o campo – criando ideia de domínio do Porto nos espaços de forma a cortar a visão e leitura de jogo por parte do Málaga (neste papel de pressionar alto o Málaga em sair a jogar inclui-se todo o ataque do Porto – J. Martinez, James/Varela e Ismailov/Atsu).

      Mas perante o ataque dinâmico e desequilibrador (Saviola e R. Santa Cruz) do Málaga, os centrais do Porto não vão ter tarefa fácil, é bom não esquecer que o ano passado por esta altura frente ao M. City o resultado negativo que o Porto obteve deveu-se em muito a um trabalho a abaixo da expectativas da defesa azul e branca. Desta forma, Danilo e Alex Sandro devem ter cuidado defensivos reforçados, principalmente no caso de Alex Sandro que tanto gosta (e bem) apoiar o ataque no sprint (basta ver o jogo e o golo do Olhanense), nota ainda para afirmar que Mangala deve calcular as suas saídas (que tanto gosta de fazer) a jogar com bola no pé.
Fica a dúvida se Defour não poderá ser lançado no jogo, poderá ser uma arma secreta para confundir o estilo e organização de jogo que o Málaga espera encontrar (…)

      Conclusão: Vamos defrontar um adversário que jogam bom futebol e de grande qualidade, basta ver a consistência que revela do ponto de vista defensivo e a forma forte de atacar – não é por acaso que se apurou na Champions num grupo muito competitivo e os números que regista está época em Espanha ao nível do Barcelona, Real Madrid ou do Atlético de Madrid. A nação azul e branca deve ter assim bastante confiança nas suas capacidades e a ideia que não temos nada a perder (sem nunca cair no jogo de menosprezar o adversário).

      Sendo o importante numa eliminatória a duas mãos é tentar marcar, pelo menos, um golo em casa e não sofrer golos, temos assim de jogar como sempre temos feito esta época na Champions: defender bem, tentar marcar um golo e conseguir um bom resultado para a viagem a Espanha. Sem esquecer que o desfecho das eliminatórias na Champions depende sempre de vários factores, mas a vantagem de não sofrer golos prevalece sempre e é no futebol meio caminho para a vitória – ainda mais em jogos a duas mãos.

Por: João Serra (colaborador)

1 comentário:

  1. o meio campo do Málaga deve ser o Toulalan e Camacho. Principalmente o francês, em termos tácticos é quase perfeito.

    Na frente ou joga Saviola ou Santa Cruz, Pellegrini utiliza um 4-2-3-1 neste tipo de jogos.

    O Málaga vive essencialmente dos desequilíbrios do Isco e Joaquin, mas é uma equipa que vale pela qualidade táctica que apresenta.

    ResponderEliminar

Opine!