A vencer desde 1893

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Polvo


      Todos ainda nos lembramos de quando o jovem de 21 anos Fernando Francisco Réges que custou uns meros 700 mil euros, foi escolhido por Jesualdo Ferreira para substituir o até ai insubstituível Paulo Assunção. Não foi necessário esperar muito para o publico do Dragão se esquecer do foragido Assunção. Iiniciava-se assim o reinado do Polvo no meio campo do Porto. Passados mais de 5 anos, Fernando viu sair e entrar novos colegas e jogadores como Souza, Bolatti e até Guarin apontados como sucessores do "pivô" do meio campo do Porto nunca tiveram espaço nessa posição.

      Fernando é assim o jogador mais regular e importante do esquema do Porto, da mesma forma que seca os ataques e movimentos dos adversários também seca a concorrência. Ao longo das ultimas épocas, o Porto teve jogadores de grande destaque, como Lisandro, Falcão, Martinez, Lucho, Meireles, Moutinho, Bruno Alves, Quaresma, Hulk e entre outros. Mas não é por acaso que Fernando, por vezes esquecido, é um dos mais antigos do nosso actual plantel - é uma espécie de pilar que já sustentou três gerações vencedoras do FC Porto.

      A fama de Fernando talvez tenha ficado escrita, quando este se deparou com a missão de conter o ataque do Manchester United – liderado, na época, por Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney – nos quartos de final da UEFA. Champions League de 2009. A sua falta de experiência, no entanto, não se fez notar, apesar da eliminação da prova, o seu vigor físico invejável na marcação dos astros rivais e a óptima protecção à defesa renderam elogios e Fernando passava a ser para a nação portista totalmente indispensável.

      Mas embora tenha uma grande visibilidade na Europa, Fernando nunca teve esse eco no seu país. Algo estranho, dado que quem olha para o plantel da selecção brasileira rapidamente percebe que apesar da grande qualidade ofensiva dos seus jogares falta um equilibro, ou seja um meio-campo duro que seja a base dos ataques e que seja a protecção da defesa. Falta um jogador como Fernando, alias Fernando é provavelmente o único jogador brasileiro com essas qualidades a jogar ao alto nível.
Como espectador de futebol, parece me que o sucesso do Brasil em 2014 tem de passar por Fernando, o Brasil precisa de alguém para fazer o "trabalho sujo", de limpar a zona a frente da defesa e permitir lançar o ataque da equipa. O Brasil já tem muitos artistas capazes de continuar o "futebol bonito" característico das suas equipas, mas não tem nenhum com a capacidade de jogar duro frente a defesa, ocupar os espaços, roubar a bola rapidamente e eficazmente e oferecer a bola aos colegas de equipa para iniciarem o ataque.

      Porém, uma coisa é certa não há duvida que Fernando é um dos melhores um dos melhores jogadores do FC Porto, apesar de não ser o que mais aparece no jogo, a sua função é essencial (é de louvar a forma como se sacrifica pela equipa). Por isso achei importante fazer-lhe um post dedicado em exclusivo, pois o que ele faz em campo são poucos a conseguir e fazer e muito menos fazer bem. Ainda mais quanto tem sido o jogador em destaque nos últimos jogos, sempre em cima do adversário e no apoio ao ataque, tem sido o pilar da equipa. Por vezes, a nação portista fica de cabelos em pé com declarações do Polvo a sonhar com a saída para outros campeonatos. Mas é algo que não se pode condenar, é a condição actual do futebol mundial, só seria de condenar se o jogador amua-se como outros. Mas não, Fernando tem sido um grande profissional...

      Desta feita, aqui fica o meu agradecimento a Fernando, pois desde 2009 os títulos da vitrine do estádio do Dragão tem todos a sua marca. Acho mesmo que foram os 700 mil euros mais bens investidos pelo FC Porto.
Espero assim que nestes, últimos 4 jogos que faltam o nosso Polvo esteja em forma e com todos os seus tentáculos em acção, para lutar com os seus companheiros para levar a nação azul e branca ao tri!
 
Por: João Serra (colaborador)

1 comentário:

  1. Boas,
    nesses grandes jogadores que nosso clube ja teve, nao se esqueça de um dos maiores (que eu vi jogar), para mim o maior.....DECO!!!

    ResponderEliminar

Opine!