A vencer desde 1893

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quando a montanha nem um rato pariu...


      Hoje vamos olhar para aquele que é atualmente o nosso grande rival e para toda a sua época. Estamos em agosto e como sempre a espectativa é enorme. A onda vermelha está criada! Mas eis que os últimos dias de agosto e os primeiros de setembro fazem explodir a primeira bomba da época: A dupla titular de meio-campo do Benfica da época passada, vai embora e deixa Jesus sem grandes opções para o meio-campo. Matic e Carlos Martins parecem ser os únicos disponíveis mas Jesus inventa o seu 8 e decide fazer passar Enzo Pérez para o meio e formar assim a dupla titular com Matic. Funcionou na perfeição a grande maioria da época. Mais um período de transferências e defesa-esquerdo nem vê-lo. Jesus achou que conseguia fazer de Melgarejo o que fez com Coentrão. A coisa falhou logo no 1º jogo com o Braga na Luz, mas compôs-se logo a seguir e nos restantes jogos, o Melga já era bom. Jesus afinal também fazia milagres. Era rei e senhor na Luz! Adorado por todos os benfiquistas, este ano é que era...
 
      Avançamos na época. O Benfica tinha duas finais até ser campeão: O Sporting em casa e o Marítimo na Madeira. Na Luz, o Capela salvou e na Madeira a festa começou. Mal se ouviu o apito final nos Barreiros, começaram a ouvir-se os primeiros gritos de campeões, campeões. A festa dos jogadores na Madeira não deixava dúvidas. Estava encontrado o campeão da época 2012/2013. A seguir a isto, tudo o que era presidente, vice-presidente, diretor de comunicação e afins veio a terreiro falar, com a certeza que este era o ano do Benfica. O campeonato estava ganho, faz-se uma conferência de imprensa a falar de arbitragem para tentar explicar que o Capela não tirava mérito à vitória do Benfica no campeonato e a Liga Europa estava à distância de uma final. Foi a fanfarronice do costume. E nós, FC Porto, que já sabemos como a coisa funciona, continuamos sempre a ganhar os jogos pela calada e sem fazer grande alarido...

      Vem o Estoril. O Benfica estava com 4 pontos de vantagem, faltavam apenas 3 jornadas para o final e já havia campeão. O Estoril, coitado, era só mais uma equipa que vinha fazer parte da festa que tinha o seu ponto alto com a entrega da Taça no Dragão. Apito final de Paulo Batista na Luz e o primeiro balde de água fria da época. 1-1, resultado final. O que era já uma certeza absoluta, deixou de o ser. Soaram os primeiros sinais de alarme. Mas depressa, os jogadores do Benfica vieram descansar os adeptos e garantiram que no Dragão era p'ra ganhar e a festa estava garantida. Nem podia ser de outra maneira.... Mas foi! Minuto 92 e um miúdo chamado Kelvin mesmo sem ter a carta de condução, conduziu o FC Porto ao TRI. Desilusão geral. Mas ainda se acreditava no Paços de Ferreira, que era a sensação do campeonato e que podia ganhar ou empatar na última jornada. Mas isso era depois, porque antes havia uma Liga Europa para ganhar.

      Estamos em Amesterdão e a maldição do Béla Guttmann confirmou-se. Jogar como nunca e perder como sempre. O Chelsea vencia a Liga Europa mas o Benfica foi recebido em apoteose, afinal eles deram tudo em campo e tiveram azar.

      Domingo, 19 de maio de 2013. O FC Porto é Tricampeão. É neste momento que começa a cair a ficha à maioria dos adeptos benfiquistas. Não todos, porque ainda havia a Taça de Portugal para ganhar . Mas o karma desta época já estava à muito instalado nas matas do Jamor. Fim do jogo e o fim da picada. O Benfica acabou a época a zeros. O Cardozo tentou pedir explicações ao seu treinador por todo aquele fracasso recorrendo à violencia. É a hecatombe geral. Muita parra e uvas... nem vê-las. Será que serviu de lição? Claro que não. Para o ano é igual, porque sempre foi assim. Eles falam, festejam antes do tempo, são os melhores, praticam o melhor futebol, são quase invencíveis, vão ganhar tudo... e no fim... Só o Porto é campeão!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opine!