A vencer desde 1893

terça-feira, 27 de março de 2012

Um tal de Steven que custou 6 Milhões


      Quem joga ou já jogou o famoso jogo de gestão futebolistica Football Manager (mais conhecido como FM ) sabe que havia sempre um lote de jogadores que deviamos tentar comprar no inicio do jogo para o nosso clube, pois eram jogadores que, à partida, garantiam sucesso nas posições onde jogavam. Ora dois dos médios mais conhecidos como "estrelas" do meio-campo eram precisamente a dupla de médios centro do Standard Liège composta por Defour e Witsel. Eram sempre dois jogadores que eu tentava comprar pois eram dois "craques" do FM e que se conseguiam ir buscar por uma verba ao alcance de um clube como o FC Porto.


      Ora quando soube que o Witsel tinha assinado pelo Benfica, lembro-me de na altura ter dito para uns amigos meus: Olhem: agora o Porto bem que podia ir buscar o Defour... E não é que dias depois o belga estava a assinar pelo Porto ? Lembro-me de ficar muito satisfeito na altura, ainda para mais quando nessa mesma altura, também estava a assinar um tal de Mangala que muitos diziam ser uma das grandes promessas do futebol francês, que até formava dupla de Centrais com um tal de Várane do Real Madrid nos sub-21 franceses.

      Confesso que já no FM, sempre gostei mais do Witsel do que do Defour. Contudo, achava que um jogador como Defour merecia os 6 Milhões que o Porto pagou pelo seu passe.

      Quando chegou ao Dragão depressa começaram as comparações com o Moutinho e diziam os entendidos na matéria que Defour era uma espécie de fotocópia do camisola 8 do Porto. Digamos que um irmão gémeo que pisava as mesmas zonas do terreno e que pensava o jogo da mesma maneira. Mas qual quê. Nem um primo bem afastado de 3º grau, quanto mais gémeo... Vocês já repararam bem no Defour a jogar ?


      O homem não sabe fazer um passe, erra mais vezes do que aquelas que acerta, parece que não sabe o que fazer à bola quando a tem nos pés, limita-se a fazer o básico e a passar a bola para trás ou para o campanheiro ao lado, raramente assume ele próprio uma jogada em que leve a bola do meio-campo para o ataque, ou seja, é um jogador banal que nada de novo trás a esta equipa. E agora pergunto eu: Será que o Castro ( e já nem falo do Guarin, tal é a diferença entre ele e o belga ) um jogador da casa que foi emprestado ao Sporting de Gijón não é melhor que este belga? Eu sei... é óbvio que sim. Aliás para quem não acompanha a carreira do jogador em Espanha, então fique a saber que o Castro é um dos jogadores em destaque e uma das figuras do momento no Sp. Gijón. E já agora vale a pena ver esta entrevista do jogador, na qual diz que "andar emprestado já não faz sentido. Quando acabar a época terei 24 anos. Tenho de me afirmar." Ou seja, andamos a pagar 6 Milhões por um jogador inferior a um jogador da casa, que sente verdadeiramente a camisola do Porto e que se vê dispensado pelo seu clube do coração...

      E quando se vão ver os números do 35 do Porto, podemos constatar precisamente aquilo que disse: Segundo o próprio site do clube, Defour soma 844 minutos, em 18 jogos realizados e metade destes como titular, tendo feito 3 jogos completos. No meio disto tudo marcou apenas um golo, mas pior que isso é constatar que Defour é só mais um e é um jogador sem categoria para vestir esta camisola.

      O nome completo dele é Steven Arnould Defour, ou seja, juntando as iniciais de cada nome dá SAD (= triste em português ). É preciso dizer mais alguma coisa? E o Arnould ainda podia enganar e fazer lembrar o Schwarzenegger. Puro engano...

1 comentário:

  1. Em termos de contratações, o grande barrete deste ano foi o Kleber. Quanto ao Defour, penso que o atleta pode e vai render muito mais. De qualquer forma, penso que é claramente inferior ao Witsel a todos os níveis.

    ResponderEliminar

Opine!