A vencer desde 1893

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

É Walter a solução ?


      Com o aproximar da reabertura do mercado, é urgente a contratação de um ponta de lança que esteja à altura de substituir Jackson Martínez. E se não houver dinheiro para contratar um, então Walter pode ter uma segunda vida no Dragão. Depois de muitas especulações em relação ao seu peso e ao seu rendimento, o que é certo, é que o avançado brasileiro marcou 16 golos na época que agora terminou no Brasil, ao serviço do Goiás (que subiu de divisão), por empréstimo do FC Porto.
 
      Com contrato válido até 2015, parece que a direção do Goiás promete tudo fazer para que o avançado continue. Resta saber qual a vontade do jogador e principalmente qual a vontade do FC Porto. Para já, a única certeza é que o avançado terá de voltar ao Porto no dia 3 de janeiro. Depois, logo se verá.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A "loucura" do mercado de inverno


      Com o campeonato parado e o mercado de inverno a abrir daqui a poucos dias, a "loucura" dos rumores nesta data, já se sabe, está mais forte do que nunca. Com pouco para escrever, os jornais optam por uma constante especulação em torno daquilo que é, muitas das vezes, desconhecido e incerto.
 
      No nosso FC Porto, jogadores como Rolando, Fernando, Moutinho e até mesmo James são os nomes mais apeteciveis para colocar em tudo o que são grandes clubes europeus. No sentido inverso, Ricky Álvarez é, por exemplo, um nome já há muito falado numa possivel troca com Fernando e Rolando para o Inter.
 
      Sinceramente, parece-me que apenas Rolando e talvez Iturbe possam ser transferidos em janeiro, sendo que Iturbe iria beneficiar com um empréstimo a um clube onde possa continuar a evoluir. Já Rolando parece mesmo que o mês de janeiro irá ditar o adeus defenitivo ao FC Porto, uma vez que é a única situação que satisfaz ambas as partes. No caso de Fernando, Moutinho, James e companhia são claramente jogadores a manter a todo o custo e apenas tranferíveis pelas respetivas cláusulas de rescisão. É que o campeonato e a Champions assim o exigem. E já agora, bem que podiamos ir buscar um ponta de lança. É que parecendo que não, dava jeito.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mas...não havia sorteio melhor para nós


      É verdade que o Málaga foi a equipa sensação da fase de grupos, é verdade que tem a defesa menos batida na Liga Espanhola, é verdade que no Grupo C da Champions passou à frente de equipas como  o Zenit e o poderoso Milan, não tendo derrotas e sendo o melhor ataque e também a melhor defesa. É também verdade que conta no seu plantel com excelentes jogadores, entre os quais os "nossos" Eliseu e Duda, mas também Joaquim, Demichelis, Isco, Roque Santa Cruz, Saviola e o espanhol Portillo. Tudo isto é verdade e vai ser uma eliminatória dificil para nós, onde o FC Porto vai ter de estar ao seu melhor nível para passar aos "quartos" da Champions.
 
      Agora a verdade também, é que o sorteio dificilmente poderia ser mais simpático para o FC Porto. Mais de 90% dos portistas se pudessem escolher antecipadamente um adversário dos sete possíveis, escolheriam o Málaga, que também é bom recordar, garantiu esta temporada pela primeira vez a presença na Liga dos Campeões.
 
      Ou seja, resumindo, este jogo está longe de ser um jogo fácil mas o Porto tem que se assumir como favorito, porque apesar das qualidades já referidas do adversário dos oitavos, o Porto tem muito mais experiência na Champions e tem melhor equipa que o Málaga. Por isso, é quase "obrigatório" marcar presença nos quartos de final da prova, para podermos continuar a sonhar com uma presença na final de Wembley.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

De capitão dos dragões a prodígio das águias


      Hoje conto-vos a história de André Filipe Tavares Gomes. Nascido a 30 de julho de 1993 no Porto, o jovem prodígio do Benfica começou a dar os primeiros passos no futebol... no FC Porto. Foi jogador da formação durante 4 épocas. Mais precisamente entre 2005 e 2008, altura em que foi dispensado. E o mais "estranho" é que nesta altura o André chegou a ser capitão do FC Porto. "É um bom rapaz .Sempre foi um líder no balneário e no campo. Toda a gente gosta dele (...) Tecnicamente já era evoluído. Era bom no passe e no remate, e tinha facilidade em utilizar ambos os pés, inclusive a marcar cantos», recorda um antigo colega que também tinha acabado de ser dispensado na mesma altura.
 
      "Eu fui logo para o Pasteleira, que na altura tinha ligação com o Boavista. O André estava um bocado indeciso, mas falei com ele e juntou-se à equipa uma semana depois. A dispensa do F.C. Porto custou-nos, mas sobretudo a ele, que estava lá há mais anos e até era capitão", recorda o amigo.

      Em 2009 seguiram juntos para o Boavista, onde André Gomes cumpriu duas épocas. O médio mudou-se para o Benfica em 2011, para cumprir o segundo ano de júnior, e foi logo nomeado capitão. Não foi preciso muito tempo para que os responsáveis benfiquistas olhassem para André Gomes como uma aposta de futuro. Não só na formação, como também na equipa principal, onde agora chegou e ao que parece, conquistou um lugar na equipa principal. O passado azul e branco pouco ou nada importa, agora. "É um grande portista mas à medida que se foi adaptando ao Benfica começou a gostar do clube. Pode ser um dos melhores médios do mundo, mas ainda é cedo para antever isso. Tem que ir com calma. Mas é difícil perder-se, pela sua personalidade. Vai manter os pés no chão", remata o amigo.
 
      É caso para dizer: Não se pode acertar sempre...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Uma poupança desnecessária

      Quarta-feira é o último jogo oficial deste ano civil de 2012 do FC Porto frente ao Nacional para a Taça da Liga.  De acordo com a estratégia adotada nas passadas edições desta competição, este jogo na Choupana estaria exclusivamente destinado aos jogadores da segunda linha do plantel e a meu ver, também a alguns da equipa B. O problema é que com o adiamento do jogo no Bonfim, frente ao V. Setúbal, os habituais titulares podem ficar quase um mês sem competir, uma vez que o último jogo foi no passado dia 8 de dezembro e depois deste encontro da Taça da Liga, o campeonato só remomeça dia 6 de janeiro, havendo ainda o Estoril - FC Porto  a 30 de dezembro, também para a Taça da Liga.
 
      Agora a pergunta que se faz é a seguinte: Deve o Porto fazer alinhar a sua melhor equipa neste jogo, sendo esta competição a Taça da Liga ? Sinceramente, não vejo outra opção.
 
      E a outra opção seria deixar estes jogadores fora de competição durante 28 dias. E mesmo que Vitor Pereira opte por uma gestão mista, vão sempre ficar 4 ou 5 jogadores nestas condições, o que não é de todo recomendável. É por isto que não se percebe a gestão feita em Braga para a Taça de Portugal, mesmo que tivessemos jogado este fim-de-semana no Bonfim. Era preciso deixar 7 titulares de fora ? Não, não era...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Não perca as cenas dos próximos capítulos...


No episódio de amanhã não perca: Izmailov vem almoçar ao Porto e é visto na recém inaugurada FC Porto Store na Baixa do Porto...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Foi há 25 anos...


     Faz hoje precisamente vinte e cinco anos que o FC Porto bateu o Peñarol por duas bolas a uma, debaixo de um intenso nevão em Tóquio, e conquistou desta maneira, a primeira Taça Intercontinental da sua história.

     A um primeiro golo de Fernando Gomes aos 42' minutos, responderam os uruguaios já perto do fim, e por intermédio de Ricardo Vieira, quando estavam decorridos 80' minutos.A partida seguiu para prolongamento, e foi já neste período que os azuis e brancos chegariam à vitória, graças a um bonito golo do argelino Rabah Madjer, que fez um chapéu ao guardião uruguaio, aproveitando o adiantamento deste último e aproveitando-se também do estado do relvado.

      Escusado será dizer que Madjer foi eleito o melhor jogador da partida, ele que já havia gravado o seu nome noutra grande conquista dos portistas: a Taça dos Campeões Europeus no mesmo ano - 1987. Com a vitória em Tóquio, o FC Porto tornou-se na primeira - e única - equipa portuguesa a vencer a Taça Intercontinental.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Não há mais interessados?


      Ora desde o inicio da época vamos lá ver: É o Danilo no Chelsea, o Rolando no Inter, o Otamendi na Roma, o Alex Sandro no Manchester United, o Fernando também no Inter, o Moutinho no Tottenham, o James no Manchester United e em mais três ou quatro clubes, o Atsu também no Tottenham e o Jackson em mais três ou quatro clubes também... Então a pergunta que me ocorre é a seguinte: Ninguém quer o Hélton e o Lucho ?

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Os adversários possíveis nos oitavos


      Fechada que está a fase de grupos desta edição da Champions 2012/2013, já são conhecidos todos os adversários que podem calhar em sorte no sorteio dos oitavos, marcado para o próximo dia 20 de dezembro.
 
      Dos sete adversários possíveis, penso que há três a evitar a todo o custo, são eles: Barcelona, Bayern e Borussia Dortmund. Ora o Barcelona (e entenda-se Barcelona A e não um Barcelona C como ontem ) é desde logo o grande favorito a vencer a competição, o Bayern está fortíssimo e é também uma equipa a evitar a todo o custo e o Dortmund fecha o pódio como uma das três equipas mais dificeis de bater. O  Westfalenstadion (estádio do Borussia Dortmund) é talvez o campo mais dificil de jogar na europa neste momento. É um estádio com capacidade para 80.000 pessoas e tem sempre lotação esgotada em todos os jogos. Se juntarmos a isto a capacidade individual de jogadores como Mario Götze, Marco Reus ou Lewandowski e o facto de ter ganho um grupo com Real Madrid, Ajax e Manchester City, percebemos que é um adversário claramente a evitar.

      Dos restantes quatro adversários possíveis, penso que qualquer um deles está ao alcance do melhor Porto que já vimos esta época. A Juventos é lider do campeonato italiano e se pudermos evitar também a Vecchia Signoria tanto melhor. Já este Manchester United, apesar de ser um colosso europeu, é uma equipa que neste momento não me convence. E penso que o Porto poderia ter boas hipóteses de passar aos quartos de final se o adversário viesse de Manchester. E quem não se lembra dos oitavos de final de 2004? Era uma feliz coincidência...

      Já o Schalke e o Málaga estão perfeitamente ao alcance do FC Porto e em qualquer dos casos, o Porto tem de ser sempre considerado favorito, apesar de serem duas equipas com os seus pontos fortes, mas nesta altura os adversários são todos difíceis. Resta por isso esperar que a sorte que não temos tido nos últimos sorteios, volte a sorrir no próximo dia 20.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Que venha o diabo...


... e escolha. Três equipas alemãs, duas espanholas, uma italiana e uma inglesa. Agora é esperar para ver se o sorteio é mais ou menos generoso.

O sorteio dos oitavos da Champions


      Depois de ontem o FC Porto ter falhado o objetivo do 1º lugar, importa agora perceber quais os 7 adversários possiveis no sorteio dos oitavos. É verdade que o segundo lugar este ano evita para já adversários como o Real Madrid, o Arsenal e até mesmo o AC Milan. Mas também é verdade que não há equipas acessiveis nesta fase da competição.
 
      Schalke, Dortmund, Barcelona, Manchester United e o surpreendente Málaga são para já os possiveis adversários, a que se devem juntar o Bayern e talvez o Shakhtar Donetsk. Ou seja, assim à primeira vista, Schalke, Málaga e o Shakhtar Donetsk (se conseguir o 1º lugar) seriam os adversários "ideais", apesar de nenhum deles ser fácil. E basta para isso, ver a campanha do Málaga na Champions por exemplo...
 
      A única certeza nesta altura é que não vamos ter tarefa fácil. Mas nuns oitavos da Champions, nunca poderiamos ter. E os últimos sorteios não têem sido muito generosos connosco. Vamos ver como será este...

sábado, 1 de dezembro de 2012

O azar chega quando não se trabalha !


      A semana passada o nosso treinador, Vítor Pereira, afirmou que no Porto não se espera pela sorte trabalhasse para a encontrar, em resposta a uma espécie de provação vinda do lado vermelho da 2ªCircular, e a verdade é que os dois últimos jogos contra ao Braga foram prova disso mesmo, no jogo a contar para o campeonato a sorte que relatam que tivemos só foi possível porque durante 90 minutos os nossos jogadores nunca deixaram de trabalhar e procurar a vitória. Já no jogo a contar para a taça (da mesma forma que para a liga ganhamos bem) perdemos bem, ou seja as ideias do Vítor Pereira apenas resultaram durante 45 minutos e os jogadores (alguns) não cumpriram as suas funções e objetivos. 


      Durante os 90 minutos o Porto não foi a melhor equipa, ficou a ideia de que não apostou tudo para tentar ganhar, mas se foi azar, foi porque desta vez não se trabalhou o necessário para alcançar a sorte sempre necessária para os jogos grandes (mas não vou aqui discutir opções técnicas).
      Desta forma, ficamos eliminados da taça numa fase ainda prematura e os níveis de confiança dá equipa vão para Paris em baixo. Contudo, uma derrota apesar de ser sempre algo negativo, serve também para se poder retirar uma lição. 

      A equipa estava ultra confiante e, a forma como os jogadores e o Vítor Pereira encararam o jogo demonstrou isso mesmo, porém mais vale perder agora do que perder na fase mais avançada e decisiva da época.

      Em todo o caso, ficamos pelo caminho na taça e assim perdemos já um objectivo da época. Agora é levantar a cabeça e pensar já no próximo jogo contra o PSG, só a vitória ajuda a aliviar o sentimento de frustração e derrota. Claro que em termos de preferência acho que todos os adeptos se tivessem a contar com uma derrota preferiam perder o jogo contra o PSG e não com o Braga – pois na Champions já temos garantida a passagem à próxima fase e assim não perdíamos um objectivo da época. 
      Porém ser Porto é querer sempre ganhar, o que desejávamos e queríamos fazer acontecer era o Porto ganhar os dois jogos, mas tal não aconteceu. 
A equipa falhou, mas o nosso dever é continuar a apoiar a equipa, mas não podem querer que como adeptos não se fique descontente.

      Por isso, espero que em Paris quando entrarem em campo, tenham presente a derrota de sexta e se lembrem que não é aceitável uma derrota e, muito menos será compreensível duas derrotas consecutivas. Deixamos assim de ser os únicos invictos na Europa, mas não deixamos de acreditar que somos os mais fortes.É assim bom que se tenha em conta que após uma derrota só há uma solução: Trabalhar mais para voltar a vencer!

      ps: Do jogo infeliz contra o Braga só fica a ideia de que se para a Taça de Portugal jogamos com a segunda linha, então para a Taça da Liga é lógico que jogue a equipa B (só espero que o VP tenha essa coragem).
      Só não percebo outra coisa, o porquê de se ter verificado confrontos entre adeptos do FC Porto e do SC Braga, é bom que tenham em mente que os verdadeiros ataques não vem dos nossos “vizinhos”, mas do sempre matreiro sul…
      Deixo aqui os meus pêsames pela morte de um adepto do Braga, só não me parece necessário estes confrontos – é bom que os adeptos do Braga se lembrem que os primeiros a apoiar-vos foi a malta do Porto (mesmo quando ainda eram motivo de chacota a sul).

Por: João Serra (colaborador)